Após seis vitórias seguidas como mandante - cinco no Canindé, em São Paulo, e uma em Campo Grande (MS) -, a Portuguesa foi surpreendida em seu reduto pelo Goiás nesta quinta-feira (10), no fechamento da 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcando bem e eficiente nas finalizações, o time visitante venceu por 2 a 1, com gols de Hugo e Walter, um em cada tempo, quebrando uma série de três jogos sem ganhar. Irreconhecível, a Lusa apenas descontou no fim com Héverton.
O Goiás chegou aos 37 pontos, assumindo a oitava colocação e voltando a sonhar com o G4 - a distância diminuiu para oito pontos. A Portuguesa ficou com 34, em 12.º lugar, voltando a se preocupar com a zona de rebaixamento - são somente dois pontos de vantagem para o Vasco, primeiro time na área de risco.
A Lusa esteve longe do futebol apresentado nas vitórias como mandante, contra Bahia (4 a 2), Ponte Preta (2 a 1), Vasco (2 a 0), Náutico (3 a 0), Corinthians (4 a 0, em Campo Grande), e Santos (3 a 0), na rodada anterior.
Diferentemente dessas partidas, quem começou pressionando foi a equipe visitante. Marcando em cima, o Goiás iniciou com mais posse de bola. Aos quatro minutos quase o goleiro Lauro foi surpreendido em um forte chute de Roni. Ele espalmou, meio sem jeito, para a linha de fundo.
Em uma das poucas jogadas em contra-ataque, a Portuguesa chegou com Gilberto, aos 15 minutos. O atacante foi lançado livre, mas na hora do chute perdeu o ângulo e facilitou que a defesa afastasse o perigo.
O jogo ficou muito fraco tecnicamente, com os dois times errando inúmeros passes. Mas, aos 36 minutos, em uma bola parada, o Goiás abriu o placar. Após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área e caiu no pé de Hugo, que bateu de primeira, no alto, sem chances para Lauro.
A Portuguesa voltou com mais vontade no segundo tempo, mas foi surpreendida logo aos cinco minutos. Eduardo Sasha invadiu a área e foi derrubado por Rogério. O árbitro Rodrigo Batista Raposo marcou o pênalti. Walter soltou um petardo no canto direito e ampliou a vantagem esmeraldina.
A equipe paulista teve uma de suas melhores chances aos 21 minutos. Após boa tabela, Luis Ricardo invadiu a área, sozinho, e bateu na saída de Renan, mas o chute saiu rente à trave. Aos 33, Valdomiro testou após cobrança de escanteio e, em cima da linha, a defesa goiana afastou o perigo. Aos 37, de tanto tentar, saiu o gol da Lusa. Luis Ricardo fez boa jogada individual, entrou na área e bateu cruzado. Renan deu rebote no pé de Héverton, que só tocou para o gol.
Pela 28.ª rodada, a Portuguesa volta ao gramado domingo contra o Atlético, na Vila Capanema, às 18h30. O Goiás joga no mesmo dia e horário contra o Bahia, no Serra Dourada, em Goiânia.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 x 2 GOIÁS
PORTUGUESA - Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Corrêa (Wanderson), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Héverton); Gilberto e Bergson (Henrique). Técnico: Guto Ferreira.
GOIÁS - Renan; Thiago Mendes, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Amaral, David, Hugo (Valmir Lucas), Eduardo Sasha (Érick) e Roni (Renan Oliveira); Walter. Técnico: Enderson Moreira.
GOLS - Hugo, aos 36 minutos do primeiro tempo; Walter (pênalti), aos 5, e Héverton, aos 37 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gilberto (Portuguesa); Renan, William Matheus David e Amaral (Goiás).
ÁRBITRO - Rodrigo Batista Raposo (DF).
RENDA - R$ 67.160,00.
PÚBLICO - 3.353 pagantes.
LOCAL - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).
Deixe sua opinião