Tudo indicava que o jogo desta quarta-feira no estádio Independência, em Belo Horizonte, seria a oitava vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro e a quarta derrota seguida do Atlético-MG. Mas Luan conseguiu empatar aos 50 minutos do segundo tempo e, com o resultado de 2 a 2, o Galo tirou a equipe carioca da liderança e escapou da zona do rebaixamento
O clube mineiro ocupa agora a 16.ª posição, com 11 pontos. O Botafogo tem os mesmos 24 pontos do líder Cruzeiro, mas perde no saldo de gols e por isso é o segundo na tabela de classificação. O jogo valeu pela 12.ª rodada do Brasileirão.
O Botafogo saiu na frente aos 14 minutos do primeiro tempo, com Elias de cabeça após escanteio pela esquerda. Aos 28, Ronaldinho Gaúcho, de volta ao Atlético após a conquista da Copa Libertadores, acertou uma linda cobrança de falta e empatou o jogo.
Aos 13 minutos do segundo tempo, Lodeiro recebeu na área e bateu colocado para o gol, sem chances para o goleiro Vítor, recolocando o Botafogo em vantagem no placar. O Atlético pressionou, reclamou de um pênalti em cima de Luan e de outras marcações de arbitragem, enquanto que o time carioca se fechou para aproveitar os contra-ataques.
Por conta das várias substituições no segundo tempo, o árbitro deu seis minutos de acréscimo ao tempo regulamentar. Em um dos últimos lances do jogo, Luan recebeu cruzamento de Ronaldinho Gaúcho na pequena área e acertou o canto do gol, para alegria da torcida.
O jogador não segurou as lágrimas. "O empate veio com gosto de vitória e vai ajudar a gente a não se distanciar (dos primeiros colocados) na tabela", disse Luan, após o apito final. Do outro lado, o lateral-esquerdo Júlio César lamentou o empate que, para ele, tinha gosto de derrota. "Claro que queríamos a vitória, mas jogar aqui é difícil. Vamos pensar no próximo jogo agora".
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana