Nem mesmo a despedida de Neymar empolgou o time do Santos neste domingo. Na rodada de abertura do Brasileirão, o time santista voltou a decepcionar a torcida com uma atuação apagada no empate sem gols com o Flamengo, no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha). Foi o último jogo do atacante de 21 anos com a camisa do Santos.
Neymar, que confirmou sua ida ao Barcelona na noite de sábado, não escondeu a emoção antes mesmo do início da partida. Ele foi às lágrimas durante a execução do Hino Nacional. Mas tentou não se abalar com a despedida. Correu bastante em campo, iniciou jogadas, puxou contra-ataques, bateu faltas, mas parou na própria ineficiência do Santos.
Como vem acontecendo nos últimos jogos do time, Neymar jogou sem um parceiro no ataque, sofreu com a apatia do meio-campo e não viu os laterais aparecerem para dar apoio. Sem Neymar a partir já da próxima rodada, o Santos apostará em futuros reforços de peso e na juventude de jogadores como o estreante Henrique e Gabriel, de 16 anos.
O jogo
Grande estrela da partida, Neymar voltou a ter dificuldade para comandar o Santos, assim como já havia acontecido na fraca partida contra o Joinville, na quarta-feira passada, pela Copa do Brasil. Jogando sozinho, diante da apatia do meio-campo santista, o atacante pouco pôde fazer no primeiro tempo deste domingo.
Sem contar com o apoio de Montillo e Cícero, Neymar viu o Flamengo dominar as ações na etapa inicial. O time carioca quase abriu o placar aos 11 minutos, quando Gabriel cruzou da direita e Rafinha completou para gol. Rafael fez grande defesa. A bola ainda sobrou na pequena área, mas a zaga santista afastou o perigo.
O Flamengo jogava melhor e atacava com maior volume, contando com a participação constante dos laterais, algo que o Santos não fazia. Assim, acabou criando as melhores chances de gol. Na mais perigosa, aos 41 minutos, Hernane apareceu livre dentro da área e acionou Gabriel, bloqueado por Galhardo. Na sobra, Renato Abreu tentou por cobertura e quase marcou um golaço.
Insatisfeito com a ineficiência do ataque flamenguista, o técnico Jorginho promoveu a estreia de Marcelo Moreno. Em seu primeiro lance de perigo, ele recebeu na entrada da área e mandou para as redes, aos 15. O árbitro, porém, assinalou impedimento duvidoso. Antes, Elias já havia levado perigo em boa finalização rente à trave de Rafael.
O Flamengo seguia melhor e esteve mais perto de balançar as redes. Aos 26, Gabriel recebeu livre dentro da área e bateu com perigo. A bola já passava por Rafael quando Durval fez o desvio. Aos 32, foi a vez de Moreno bater com perigo no canto direito. Rafael fez a defesa. Na sequência, o goleiro santista contou com a sorte ao ver Carlos Eduardo, que acabara de entrar, pegar mal na bola e mandar para fora quando estava livre na pequena área.
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira. Sem Neymar o Santos visitará o Botafogo em Volta Redonda, enquanto o Flamengo vai mandar seu jogo contra a Ponte Preta, em Juiz de Fora.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 0 x 0 FLAMENGO
SANTOS - Rafael; Galhardo (Pato Rodríguez), Durval, Edu Dracena, Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero, Montillo (Felipe Anderson); Neymar e Henrique (Gabriel). Técnico: Muricy Ramalho.
FLAMENGO - Felipe; Léo Moura, Renato Santos, González e Ramon; Luiz Antônio (Carlos Eduardo), Elias e Renato Abreu; Rafinha, Gabriel (Paulinho) e Hernane (Marcelo Moreno). Técnico: Jorginho.
CARTÕES AMARELOS - Henrique, Luiz Antônio.
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).
RENDA - R$ 6.948.710,00.
PÚBLICO - 63.501 torcedores.
LOCAL - Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), em Brasília.
Deixe sua opinião