No jogo que marcou a volta do tradicional clássico carioca ao estádio do Maracanã, o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 2, de virada, neste domingo, em encontro válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, a equipe do técnico Mano Menezes, que promoveu a estreia do recém-contratado André Santos no meio de campo, chegou aos 17 pontos, na faixa intermediária da tabela.
De quebra, empurrou o clube rival para a parte de baixo da classificação, próximo à zona do rebaixamento. Além disso, o Fluminense continuou com o retrospecto de ainda não ter vencido nenhum clássico em 2013. Foram dois empates e seis derrotas. Com jogadores rápidos no meio de campo e ataque, como Elias, Gabriel e Nixon, o Flamengo se impôs desde os primeiros minutos, dominou totalmente a primeira etapa e foi para os vestiários com a vantagem merecida no placar.
O Fluminense, acuado, se limitou a marcar durante todo o jogo e ficava refém de alguma jogada do jovem Eduardo, escalado no lugar do titular Wagner antes do clássico. O lado direito do campo de ataque foi o caminho que o Flamengo encontrou para criar as melhores jogadas. Por lá, Gabriel e Léo Moura criavam uma superioridade numérica (2 em 1) em cima do lateral Carlinhos e chegavam fácil à linha de fundo para os cruzamentos e até chutes de fora da área.
Isso acontecia porque o veterano Felipe, colocado na meia-esquerda por Vanderlei Luxemburgo, não conseguia acompanhar a velocidade dos rivais e deixava espaços por ali. Porém, apesar das dificuldades na marcação, o time das Laranjeiras conseguiu chegar ao gol graças a uma falha individual na defesa flamenguista. Aos 16min, após cruzamento de Eduardo, Wallace cortou mal e a bola sobrou para Rafael Sóbis, livre na grande área, chutar no canto direito de Felipe e abrir o placar o Maracanã.
A equipe da Gávea, porém, não se abalou e conseguiu a virada justamente quando conseguiu encontrar a defesa rival desmontada em dois contra-ataques. Aos 25min, após um rápido contragolpe puxado por André Santos, Hernane tocou de primeira para Elias, que invadiu a grande área sozinho e tocou na saída de Diego Cavalieri.
A virada veio seis minutos mais tarde. Depois de uma bela jogada individual em cima de Eduardo, Léo Moura cruzou rasteiro para Hernane, que completou de letra para os fundos das redes. O cenário do jogo continuou o mesmo na segunda etapa. O Flamengo, com mais velocidade e melhor troca de passes, pressionava o adversário e ameaçava o gol de Diego Cavalieri a quase todo o instante. Luxemburgo tentou reagir com as entradas de Wagner e Kenedy nos lugares de Eduardo e Felipe. Porém, não surtiram o efeito esperado.
Para piorar, o time ainda levou o terceiro. Aos 35min, após jogada confusa na grande área, André Santos cortou o goleiro Diego Cavalieri e Hernane completou para o gol vazio. Nem gol de Rafael Sóbis, nos acréscimos, conseguiu evitar a derrota do Fluminense.
FLUMINENSEDiego Cavalieri; Igor Julião, Digão, Leandro Euzébio (Diguinho) e Carlinhos; Edinho, Jean, Eduardo (Wagner) e Felipe (Kenedy); Rafael Sóbis e Fred. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLAMENGOFelipe; Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, André Santos (Val) e Gabriel; Hernane (Fernando) e Nixon (Paulinho). Técnico: Mano Menezes
Estádio: Maracanã, no RioÁrbitro: Luís Flávio de Oliveira (SP)Gols: Rafael Sóbis, aos 16min, Elias, aos 25min, e Hernane, aos 31min do primeiro tempo. Hernane, aos 35min, e Rafael Sóbis, aos 47min do segundo tempoCatões amarelos: Elias e González (FLA); Carlinhos e Leandro Euzébio (FLU)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura