O Palmeiras não convenceu sua torcida no Pacaembu. Mas, ao empatar por 0 a 0 com a vice-líder Chapecoense na noite desta terça-feira (3), conquistou o título simbólico do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.
Era o resultado que bastava no duelo que coincidentemente reuniu na úlrima rodada os times com as melhores campanhas até agora. O time paulista foi a 42 pontos e o catarinense a 40. Paraná (36) - que venceu o Icasa por 3 a 0 em Juazeiro do Norte - e Sport (31) - que perdeu por 2 a 0 para o Sport, em Belém - completam o G4.
Apesar da liderança, o 0 a 0 em São Paulo levou os pouco mais de nove mil palmeirenses no estádio a vaiar o time, que caiu de produção nas últimas rodadas - vem de um empate com o Ceará e uma derrota para o Boa, além da eliminação na Copa do Brasil diante do Atlético.
Para vencer e começar o returno da Série B com cinco pontos de vantagem na liderança, o técnico Gilson Kleina abriu mão de suas recentes convicções. Mandou o time à campo com dois volantes, e não com três como fez muitas vezes, inclusive na derrota por 3 a 0 para o Atlético, em Curitiba, que acabou com o sonho do bicampeonato na Copa do Brasil.
Com os meias Mendieta e Felipe Menezes mais soltos, o Palmeiras manteve a posse de bola na maior parte do jogo, mas sofria para criar uma jogada mais aguda. A primeira chance surgiu aos 7 minutos, quando o paraguaio deixou Juninho livre para marcar, mas o lateral-esquerdo mandou para fora.
Aos 21 minutos, a melhor chance do time na partida - a zaga catarinense bobeou em um cruzamento na área e o zagueiro Tiago Alves ficou sozinho com Rodolfo, mas bateu em cima do goleiro.
No segundo tempo, Kleina apostou na velocidade. Voltou com Vinicius no lugar de Ronny. O atacante tentava abrir as jogadas pelos lados do campo, mas na hora do último passe o sistema defensivo da Chapecoense falava mais alto.
O bom adversário não deixava de atacar e também criar chances, enquanto o Palmeiras tentou ir para o abafa. Com mais um atacante, Serginho em campo, o time criava, mas concluía mal. Wesley, Vinicius e Serginho tiveram chances e não fizeram. No último lance, André Luiz, sozinho, mandou na trave.
Confira os resultados da 19.ª rodada da Série B:
Palmeiras 0 x 0 Chapecoense
Paysandu 2 x 0 Sport
Guaratinguetá 2 x 0 Atlético-GO
São Caetano 3 x 0 ASA
ABC 2 x 1 América-MG
Icasa 0 x 3 Paraná
Joinville 1 x 1 Ceará
Figueirense 2 x 1 Bragantino
Boa Esporte 0 x 0 Avaí
Oeste 4 x 1 América-RN