Dos sete times que haviam vencido na estreia da Série B, apenas Palmeiras e Figueirense conseguiram manter os 100% de aproveitamento após os jogos da segunda rodada da Série B, disputada nesta terça-feira (28). Ambos dividem a liderança, com seis pontos, mas a vantagem é do time paulista no saldo de gols.
Apesar do empate por 0 a 0 com o São Caetano na Vila Olímpica do Boqueirão, o Paraná conseguiu se manter no G4. Está na quarta posição, uma atrás da Chapecoense. Os dois têm quatro pontos, mas o Tricolor é superado no saldo de gols Avaí, Icasa e Ceará têm a mesma pontuação e perdem nos critérios de desempate.
Briga pela ponta
O Palmeiras assumiu a liderança com a vitória por 3 a 0 sobre o ASA, em Arapiraca. Gols de Kléber, Juninho e Tiago Real definiram a partida já no primeiro tempo.
Enquanto isso, o Figueirense também vencia fora de casa. Chegou a abrir 4 a 1 sobre o América-MG, placar que lhe daria a liderança. Mas o golzinho sofrido aos 31 minutos do segundo tempo, que selou o resultado em 4 a 2, deu a primeira posição ao Alviverde paulista.
Aos 13 minutos, o Figueira já havia aberto dois gols de vantagem na Arena Independência, em Belo Horizonte. Rafael Costa e Maylson marcaram. Willians diminuiu para o Coelho no final do primeiro tempo. Na volta do intervalo, o gol de Ricardinho esfriou a tentativa de reação americana e Douglas Silva, aproveitando falha do goleiro Neneca, marcou o quarto. O gol que tirou os catarinenses do primeiro lugar foi marcado por Laércio para os donos da casa. Com duas derrotas e nenhum ponto marcado, o América-MG é o 18.º - leva vantagem sobre ABC e Bragantino, que também perderam as duas, nos critérios de desempate.
A liderança continuaria nas mãos da Chapecoense caso segurasse a vitória pelo placar mínimo sobre o Oeste, em Erechin-RS punida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a equipe catarinense teve de jogar sua primeira partida como mandante no Estádio Colosso da Lagoa, no estado vizinho Rio Grande do Sul. Mas sofreu o empate por 1 a 1 aos 25 minutos do segundo tempo e caiu para a terceira posição.
Após mandar três bolas na trave, a Chapecoense abriu o placar em cobrança de pênalti de Bruno Rangel, aos 42 minutos. Porém Fernandes igualaria o marcador com um chute de fora da área na segunda etapa. Após dois empates, o Oeste é o 13º colocado.
Na cola do G4
No Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Avaí bateu o Guaratinguetá por 2 a 1 e chegou aos mesmos quatro pontos de Paraná e Chapecoense. Dois gols do experiente meia Marquinhos, o segundo em bela cobrança de falta, fizeram o time da casa abrir vantagem no primeiro tempo. No segundo Jonatas Belusso diminuiu batendo pênalti sofrido por ele próprio, mas a reação parou por aí. Ainda com três pontos, o Guará é o nono colocado.
A campanha do Avaí é idêntica à do Icasa, que empatou por 1 a 1 com o América-RN fora de casa nesta terça-feira na primeira rodada o time catarinense havia empatado por 1 a 1 com o Oeste e o cearense ganhado por 2 a 1 do Sport. No Barretão, em Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal, o time da casa saiu na frente logo aos dois minutos com gol de Júnior Negão. A invencibilidade do Icasa foi mantida porque o zagueiro Luiz Otávio balançou a rede aos 16 minutos. Foi o sétimo jogo sem vitória do América-RN duas derrotas e cinco empates. Com seu primeiro ponto somado, está em 15º lugar.
Outro time com quatro pontos é o Ceará, que derrotou o Paysandu por 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Em jogo equilibrado, o único gol foi marcado por Mota, aos 22 minutos do segundo tempo. Ele aproveitou falha do goleiro reserva Paulo Rafael que havia entrado no lugar do lesionado Zé Carlos. Com um ponto, o Papão é o 16º.
Reabilitações
Sport, Atlético-GO e Boa, que haviam perdido na primeira rodada, se reabilitaram e conseguiram suas primeiras vitórias nesta terça-feira. Na Ilha do Retiro, no Recife, o Sport fez 1 a 0 sobre o ABC e se vingou da eliminação na Copa do Brasil há uma semana. O gol que fez o técnico Marcelo Martelotte que veio do rival Santa Cruz estrear com vitória foi marcado aos dois minutos do segundo tempo pelo zagueiro Gabriel Santos. O time potiguar também havia perdido para o Paraná na estreia e amarga a 19ª colocação. O Atlético-GO fez um bom segundo tempo para superar o Joinville por 2 a 1, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Após ser dominado na primeira etapa, mudou de postura após o intervalo e abriu o placar com Dodó aos oito minutos. Aos 28, Pituca ampliou a vantagem. O JEC diminuiu logo na sequência com Ronaldo e pressionou no fim, mas não conseguiu o empate. Os dois times estão com três pontos. Por causa do saldo de gols, o catarinense que havia ganhado do Bragantino por 3 a 0 na estreia é o oitavo colocado. O goiano que estreou perdendo por 1 a 0 para o Palmeiras vem uma posição abaixo.
No Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Boa marcou com Rafinha aos 33 minutos do segundo tempo e venceu o lanterna Bragantino por 1 a 0, aproveitando o fato de jogar com um a mais desde o fim da primeira etapa o volante Carlinhos, do time da casa, foi expulso. O jogo teve apenas 139 pagantes, o menor público até agora na Série B.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas