Com Luis Fabiano e Lucas juntos, o São Paulo é outro. Neste sábado (15), a equipe chegou a ser vaiada no Morumbi, mas ganhou sem grandes problemas da Portuguesa, por 3 a 1, em jogo da 25.ª rodada do Brasileirão, encerrando série de quatro partidas sem vencer. Osvaldo, Cortez e Luis Fabiano marcaram, mas o nome do jogo foi Lucas, que participou dos três gols.
O resultado faz o Tricolor paulista subir para 39 pontos, no quinto lugar, ficando a três do Vasco, último dentro do G4. A Lusa segue na parte de baixo da tabela, em 12.º, com 29 pontos, seis acima da zona de rebaixamento - pode perder até quatro posições e ver a vantagem para a ZR diminuir para três dependendo dos resultados deste domingo.
O São Paulo faz confronto direto por um lugar no G4 no próximo domingo (23), novamente no Morumbi, contra o Cruzeiro, às 16 h. A Portuguesa pega outro paulista, o Santos, no sábado (22), às 21 h, na Vila Belmiro.
O jogo
Sem vencer há quatro rodadas, o Tricolor voltava a ter Luis Fabiano e Lucas juntos depois de exatamente quatro jogos. Com os dois em campo, o time se mostrou diferente já nos primeiros minutos.
Os donos da casa fizeram uma blitz no adversário, que não conseguia passar do meio de campo. Logo com 3 minutos, Luis Fabiano perdeu ótima chance. No seu estilo, tirou do zagueiro e bateu forte, mas em cima do goleiro Dida. Aos 5 ele perderia outra chance, mas daria sorte. O atacante recebeu de Lucas, carregou a bola como quis, mas adiantou e perdeu para o goleiro. No rebote, Osvaldo abriu o placar.
O gol não diminuiu o ímpeto ofensivo do São Paulo, que continuou atacando. Lucas quase fez um golaço, mas tropeçou quando driblava Dida. Luis Fabiano não estava numa noite tão precisa. Aos 22, subiu sozinho para cabecear cruzamento de Wellington e mandou para fora.
Parecia que o segundo gol era questão de tempo, mas um futebol tão ofensivo abria espaços atrás. Aos 31 minutos, a Lusa empatou. Gustavo deu um chutão da zaga, Rafael Toloi errou o tempo de bola e ela sobrou livre para Bruno Mineiro bater tirando de Rogério Ceni.
A torcida que compareceu em bom número ao Morumbi não gostou da conclusão da primeira etapa e vaiou o São Paulo na saída para o intervalo. Na volta, a Portuguesa estava fechada no seu campo de defesa e o Tricolor buscava abrir espaços. Para tentar se redimir, Tolói quase fez um golaço quando Dida saiu mal do gol em falta batida na área. O zagueiro dominou na coxa e bateu por cobertura, mas Valdomiro tirou em cima da linha.
Mais uma vez o gol parecia questão de tempo, e desta vez ele saiu. Foi aos 11 minutos. Osvaldo fez jogada pela esquerda e cruzou, Lucas bateu de primeira, forte, mas quem marcou foi Cortez, que estava no meio do caminho e deu leve desvio, tirando de Dida. A Portuguesa reclamou impedimento, inexistente.
O terceiro gol, como os dois outros, começou com Lucas. O meia-atacante recebeu lançamento longo de Maicon, driblou Boquita, foi à linha de fundo, e rolou para Luis Fabiano. Então o centroavante fez a parte dele e mandou para a rede, fazendo seu 11.º gol no Brasileiro em apenas 13 jogos disputados e se igualando a Fred na artilharia.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 1 PORTUGUESA
SÃO PAULO - Rogério Ceni; Wellington, Rafael Tolói, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Maicon (Cícero) e Jadson (Paulo Assunção); Lucas, Osvaldo (Casemiro) e Luis Fabiano. Técnico - Ney Franco.
PORTUGUESA - Dida; Luis Ricardo (Bruninho), Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro (Diego Viana); Léo Silva, Ferdinando, Boquita e Moisés; Ananias (Rodriguinho) e Bruno Mineiro. Técnico - Geninho.
GOLS - Osvaldo (S) aos 5/1°, Bruno Mineiro (P) aos 36/1°, Cortez (S) aos 11/2° e Luis Fabiano (S) aos 32/2°.
ÁRBITRO - Paulo César Oliveira (SP).
CARTÕES AMARELOS - Valdomiro e Moisés (P).
RENDA - R$ 383.190,00
PÚBLICO - 18.957 pagantes.
LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast