No dia de seu 103.º aniversário, o Corinthians presenteou os quase 40 mil torcedores que estiveram no Pacaembu com uma bela vitória sobre o Flamengo pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time paulista voltou a exibir um belo futebol, o que não acontecia há algum tempo, e não teve maiores dificuldades para golear por 4 a 0 o rival carioca. Alexandre Pato foi o destaque do confronto, marcando dois gols. O terceiro foi de Romarinho e Guerrero completou o placar.
O resultado reaproximou o Corinthians do G4, com 29 pontos na quinta colocação, um ponto atrás do Botafogo, quarto colocado que ainda atua na rodada. Na próxima rodada, o time do técnico Tite enfrenta o Internacional, quarta-feira, no Estádio do Vale. No mesmo dia, o Flamengo, 15.º lugar, com 19 pontos, tentará a recuperação contra o Vitória, no Maracanã.
O jogo
O primeiro bom momento foi do Flamengo, e logo aos cinco minutos. Rafinha recebeu pela direita e cruzou. Paulinho dominou e, pressionado pela defesa, bateu por cima. O Corinthians tentou responder com Pato, que chutou de longe para fora. As duas equipes exibiam um estilo de jogo parecido, com muita marcação e pouca criatividade para armar jogadas.
Mesmo sem muito poder ofensivo, o Corinthians chegou ao primeiro gol aos 24 minutos. Romarinho tabelou com Douglas, que deu lindo toque de calcanhar para o atacante. Ele bateu cruzado e encontrou Alexandre Pato, que completou. Na sequência o Flamengo tentou responder com Elias, mas Cássio saiu bem e abafou.
O time carioca foi para cima tentar o empate, mas o Corinthians aproveitou os contra-ataques para chegar ao segundo gol. Aos 34 minutos, Douglas puxou contra-ataque e deu linda enfiada de bola para Pato, que driblou Felipe e, mesmo com pouco ângulo, chutou para o gol, marcando um belo gol.
Mano Menezes voltou para o segundo tempo com Gabriel no lugar de Carlos Eduardo e o Flamengo partiu para cima em busca da reação. Mas a primeira chance foi do Corinthians. Logo aos dois minutos, Romarinho desviou de cabeça para Guerrero, que deu belo corte em Wallace e bateu, mas pegou mal e jogou para fora. Aos 12, Ralf aproveitou sobra de bola e chutou com perigo.
Aos poucos o Flamengo foi crescendo e passou a assustar, principalmente em jogadas com Gabriel, que entrou bem, e André Santos. A melhor chance do time carioca saiu aos 21 minutos, quando o árbitro marcou falta em toque de braço de Felipe, que não ocorreu, e Chicão bateu com perigo. Três minutos depois, Edenílson bobeou, André Santos roubou a bola e só não marcou porque Cássio estava esperto e saiu bem.
Quando o Flamengo vivia seu melhor momento na partida, o Corinthians chegou ao terceiro, aos 30 minutos. Edenílson cruzou pela direita e Chicão tirou mal. Pato aproveitou o rebote e bateu, mas o zagueiro flamenguista se recuperou e afastou. A bola voltou para Romarinho, que dominou e estufou a rede. Desanimando, o time carioca já não exibia a mesma intensidade e Emerson quase marcou o quarto aos 36.
No minuto seguinte, o próprio atacante foi lançado em contra-ataque, tentou o drible para cima de João Paulo e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti, que Guerrero cobrou no canto direito de Felipe para fazer a vitória virar goleada. Chicão tentou responder na sequência, em cobrança de falta que passou perto, mas já era tarde.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 4 X 0 FLAMENGOCORINTHIANS - Cássio; Edenílson, Gil, Felipe e Fábio Santos (Alessandro); Ralf, Ibson e Douglas (Maldonado); Romarinho, Alexandre Pato (Emerson) e Guerrero. Técnico: Tite.
FLAMENGO - Felipe; Paulinho, Chicão, Wallace e João Paulo; Luis Antonio, Elias (Diego Silva), André Santos e Rafinha (Nixon); Carlos Eduardo (Gabriel) e Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Alexandre Pato, aos 24 e aos 34 minutos do primeiro tempo. Romarinho, aos 30 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).
CARTÕES AMARELOS - Ralf, Felipe, Romarinho (Corinthians); Rafinha, João Paulo (Flamengo).
RENDA - R$ 1.398.234,50.
PÚBLICO - 36.543 pagantes (39.371 total).
LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana