A situação da Ponte Preta, que já era complicadíssima, ficou praticamente impossível de ser revertida no Brasileirão. Mesmo jogando em casa, o time de Campinas empatou com o Grêmio por 1 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, e só não foi rebaixado já neste domingo (24) porque o Coritiba não venceu o Inter no complemento da 36ª rodada do campeonato. Adailton fez o gol da Macaca e Vargas empatou para os gaúchos.
Sem vencer há cinco jogos no Brasileirão - são três vitórias e dois empates -, a Ponte Preta continua na penúltima colocação, com 36 pontos, e precisa de um milagre para escapar do rebaixamento. O time de Campinas tem de vencer os dois últimos jogos, Fluminense e Coritiba não podem mais pontuar e a Macaca ainda precisa reverter uma diferença de 11 gols de saldo em relação ao Flu. Por isso mesmo, a Ponte concentra suas atenções na semifinal da Copa Sul-Americana, pela qual vai enfrentar o São Paulo na quarta-feira, em Mogi Mirim, também no interior paulista.
O Grêmio, por sua vez, chegou aos 61 pontos com o empate deste domingo em Campinas e perdeu a vice-liderança para o Atlético-PR que goleou o lanterna Náutico, atingiu os mesmos 61 pontos e leva vantagem no saldo de gols. O time gaúcho é agora o terceiro colocado, mas ainda está com boas chances de garantir a vaga na Libertadores do ano que vem.
Mesmo jogando em casa, a Ponte Preta procurou se defender e explorar o contra-ataque. E foi justamente assim que abriu o placar aos 15 minutos. Adrianinho girou em cima do zagueiro Bressan ainda no meio do campo e lançou para Adailton, que dominou e chutou cruzado, no cantinho de Dida.
Jogando com três atacantes, o Grêmio teve mais posse de bola, mas encontrava dificuldades para furar a retranca adversária. O goleiro Edson Bastos salvou a Ponte em chutes de Kleber e Vargas - este último ainda acertou a trave após finalização dentro da área.
A Ponte voltou muito recuada do intervalo. Assim, o Grêmio empatou logo aos nove minutos. Zé Roberto fez grande jogada individual e cruzou na medida para Vargas. De cabeça, o atacante chileno tentou ajeitar para Barcos, mas a bola bateu nas mãos de Uendel e entrou no canto de Edson Bastos.
Como só a vitória interessava, os dois times partiram para o ataque e o jogo ficou bastante aberto. Vargas incomodou bastante os defensores adversários e Edson Bastos trabalhou bastante, salvando os donos da casa. Nos acréscimos, ele ainda defendeu uma cabeçada perigosa de Bressan, que seria o gol da vitória gremista e significaria o rebaixamento da Ponte naquele momento.
FICHA TÉCNICA:PONTE PRETA 1 X 1 GRÊMIO
PONTE PRETA - Edson Bastos; Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Rafael Ratão), Fellipe Bastos e Adrianinho (Elias); Adailton e William (Chiquinho). Técnico - Jorginho.
GRÊMIO - Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto (Elano); Kleber (Maxi Rodríguez), Vargas e Barcos (Yuri Mamute). Técnico - Renato Gaúcho.
GOLS - Adailton, aos 15 minutos do primeiro tempo; Vargas, aos nove minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Dewson Fernando Freitas da Silva (PA).
CARTÕES AMARELOS - Baraka e Adailton (Ponte Preta); Bressan, Pará e Elano (Grêmio).
RENDA - R$ 37.002,00.
PÚBLICO - 4.111 pagantes.
LOCAL - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).