Endividada, desmoralizada e rebaixada à Série C do Brasileiro em 2015, a Portuguesa conseguiu a sua quarta vitória em 34 jogos na Série B ao bater o Luverdense, por 1 a 0, neste sábado à noite, no fechamento da 34.ª rodada. Ainda segurando a lanterninha da competição, o time paulista soma 24 pontos, deixando o time do Mato Grosso, com 46 pontos, em 11.º lugar, praticamente fora da ameaça de rebaixamento.
A Portuguesa não vencia desde o dia 26 de agosto, quando bateu o Vila Nova, por 2 a 1, em Goiânia, pela 19.ª rodada. Ficou, portanto, 14 rodadas sem vencer. Apenas alguns poucos torcedores foram ao Canindé neste sábado para protestar pela crítica situação do time, rebaixado pela primeira vez à Série C, com dezenas de ações trabalhistas e com uma dívida elevada e que ninguém sabe seu valor real. Uma crise total.
O Luverdense, que sempre pagou em dia, passa por um momento difícil e está com salário atrasado. Com a Lusa rebaixada e com o time do Mato Grosso sem chances de cair e nem de chegar ao G4, o jogo ficou mesmo desinteressante para os dois times e para suas torcidas.
O visitante começou melhor, criando a primeira chance aos 13 minutos, quando Samuel cobrou falta sobre a barreira e Rafael Santos fez a defesa. Dois minutos depois, o jovem Fran fez um passe perfeito para Bruno Ferreira que chutou e a bola tocou na trave antes de sair. Aos 23 minutos, Fran deixou o gramado com suspeita de fratura no ombro esquerdo. Em seu lugar entrou o volante Diogo Orlando.
No segundo tempo, a Portuguesa voltou um pouco mais adiantada e aproveitou a falta e interesse do adversário. E se animou aos cinco minutos, quando abriu o placar. Bruno Ferreira desceu pela direita e levantou no alto. Na pequena área, Luan desviou de cabeça e fez 1 a 0. Na comemoração atrás do gol ele esperava aplausos, mas recebeu xingamentos de poucos torcedores da Lusa.
Depois do gol, a equipe melhorou e criou ainda outras chances para ampliar o placar. O Luverdense só ameaçou aos 33 minutos, num chute de longe de Washington e que Rafael Santos mandou para escanteio.
A Portuguesa já abre a 35.ª rodada na próxima terça-feira quando vai enfrentar o ABC, de novo no Canindé, às 19h30. O Luverdense fará outro jogo fora de seus domínios, no próximo sábado, quando visitará o Náutico, na Arena Pernambuco.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista