Cicinho (4) comemora seu gol, enquanto um jogador do Náutico lamenta a fase do time| Foto: Folhapress

O Santos não teve nenhum trabalho para golear o virtualmente rebaixado Náutico, por 5 a 1, neste sábado (19) à noite, em plena Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, pela 30.ª rodada do Brasileirão. Com 26 minutos do primeiro tempo, os santistas já puderam tirar o pé, uma vez que venciam por 4 a 0. Thiago Ribeiro abriu o placar logo aos 40 segundos e matou o jogo já naquele momento.Com a derrota, o Náutico chegou à sua quinta derrota seguida e se manteve estacionado nos 17 pontos. Mesmo que vença seus últimos oito compromissos, fará apenas 41 pontos. A conta padrão é que um time precisa de 45 para escapar da Série B - neste ano, a previsão é de que será necessário até mais. Se perder para o Goiás, domingo que vem, pode ser matematicamente rebaixado.

CARREGANDO :)

Do outro lado, o Santos chegou a 43 pontos, no sexto lugar, a seis do Botafogo, primeiro dentro do G4, mas que tem um jogo a menos. No domingo que vem, o time do técnico Claudinei Oliveira faz clássico contra o Corinthians em Araraquara (SP), porque o rival perdeu mando de campo. Na sequência, recebe o líder Cruzeiro.

O JOGO - Antes de a bola rolar os jogadores dos dois times fizeram uma roda, abraçados e intercalados, em demonstração de apoio ao Bom Senso FC. Mas bastaram 40 segundos de jogo para que as posições ficassem muito opostas.

Publicidade

No primeiro lance do jogo, William Alves saiu tocando errado e deu nos pés de Thiago Ribeiro, que dominou e bateu para o gol, aproveitando que Ricardo Berna estava mal posicionado.

O jogo acabou ali. O Náutico se abalou e foi presa fácil, jogando como um time rebaixado. O segundo gol até demorou. Berna pegou chute de Cícero, Montillo mandou para fora, e a bola só entrou aos 21 minutos. Cícero atravessou o campo com a bola nos pés e bateu no canto do goleiro.

Pouco depois a zaga do Náutico falhou de novo, Berna saiu mal do gol e Everton Costa fez o dele. Aos 26, o quarto. Cicinho recebeu pela direita, levou para dentro, e bateu no canto esquerdo do goleiro.

A inércia do Náutico era evidente que nem faltas a equipe não fazia. "Eles estão jogando sem responsabilidade", disse Thiago Ribeiro, como se o Náutico já estivesse rebaixado.

No intervalo, Marcelo Marmelotte deu uma sacudida nos seus jogadores e o Náutico voltou disposto ao segundo tempo. Descontou num lindo gol de Maikon Leite, aos 5 minutos, mas o Santos continuou assustando quando queria. Aos 11, Cícero perdeu gol cara a cara com Berna.

Publicidade

À espera do apito final, os dois times criaram chances. Aranha precisou trabalhar num chutes de Martinez e Hugo. Thiago Ribeiro perdeu a chance de fazer o quinto quando foi displicente na pequena área e acertou a trave. Mas Cícero não desperdiçou. Aos 43, tocou no canto esquerdo de Berna e fechou a conta.

FICHA TÉCNICA:

NÁUTICO 1 X 5 SANTOS

NÁUTICO - Ricardo Berna; Ailson (Maranhão), João Filipe, William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Angelo Peña (Marcos Vinícius) e Tiago Real; Rogério (Hugo) e Maikon Leite. Técnico - Marcelo Martelotte.

SANTOS - Aranha; Cicinho (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca (Alan Santos), Montillo (Renato Abreu) e Cícero; Everton Costa e Thiago Ribeiro. Técnico - Claudinei Oliveira.

Publicidade

GOLS - Thiago Ribeiro, aos 40 segundos, Cícero, aos 21, Everton Costa, aos 24, e Cicinho, aos 26 minutos do primeiro tempo; Maikon Leite, aos 5, e Cícero, aos 43 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Rodrigo Nunes de Sá (RJ).

CARTÕES AMARELOS - Tiago Real, Elicarlos, Martinez, Everton Costa, Cicinho e Arouca.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Publicidade