Em jogo aberto e movimentado, com 32 finalizações (16 de cada lado), o Vitória levou a melhor sobre o Botafogo, venceu por 1 a 0, no Barradão, em Salvador, nesta quinta-feira (17), e manteve o sonho de disputar sua primeira Libertadores. Com o triunfo, chegou à quinta posição no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, a seis do adversário, que fecha o G4. O resultado manteve o Atlético na terceira posição, dois pontos acima do time carioca.
Os botafoguenses iniciaram a partida tentando ditar o ritmo. Trocando passes pelo meio de campo, dominavam as ações e chegaram a criar uma chance clara aos 6 minutos, quando, depois de um vacilo da defesa do Vitória, a bola sobrou para Lodeiro. O meia uruguaio, sozinho na área, porém, concluiu para fora.
A tática do Botafogo funcionou até os 15 minutos. A partir daí, a equipe baiana avançou as linhas de marcação e passou a sufocar. Chegou a marcar, aos 23, com o lateral-esquerdo Juan, mas o árbitro deu impedimento inexistente de Marquinhos no lance.
Nos últimos minutos da primeira etapa, o Vitória perdeu ritmo e viu o Botafogo voltar a ameaçar. Na principal chance, aos 36 minutos, Seedorf apareceu sozinho, de frente para o gol, para completar de primeira cruzamento de Júlio César. A bola, porém, bateu em Lodeiro e saiu.
O segundo tempo começou em alta velocidade. Apenas nos 15 primeiros minutos, cada time havia criado três boas chances. O Botafogo pecou pela falta de pontaria, mas as conclusões passaram perto do gol. Já o Vitória parou em boas defesas de Renan.
O panorama seguiu inalterado, com os dois times criando oportunidades, até que o Rubro-Negro conseguiu marcar, aos 32 minutos, em jogada protagonizada por dois jogadores que o técnico Ney Franco colocou no segundo tempo. O lateral Euller, que havia entrado na vaga do volante Marcelo, tabelou com Juan pela esquerda e cruzou. O atacante William Henrique, que substituiu o meia Renato Cajá, se antecipou aos zagueiros e empurrou para a rede.
Atrás no placar, o Alvinegro se lançou para o ataque. Chegou a acertar uma bola na trave, em tentativa de cruzamento de Henrique, após o goleiro Wilson dar rebote em um chute de Rafael Marques, aos 42 minutos. Não conseguiu, porém, chegar ao empate.
Na próxima rodada, o Botafogo faz o clássico contra o Vasco, no Maracanã, domingo, às 18h30. No mesmo dia e horário, o Vitória vai a São Paulo, onde enfrenta a Portuguesa, no Canindé.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 x 0 BOTAFOGO
VITÓRIA - Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Luiz Gustavo e Juan; Marcelo (Euller), Cáceres, Renato Cajá (William Henrique) e Escudero (Elizeu); Marquinhos e Dinei. Técnico: Ney Franco.
BOTAFOGO - Renan; Edilson, Dória, Bolívar e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos (Alex), Renato, Seedorf, Lodeiro (Henrique) e Gegê; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
GOL - William Henrique, aos 32 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Juan (Vitória); Lodeiro e Renan (Botafogo).
ÁRBITRO - Alício Pena Júnior (MG).
RENDA - R$ 207.042,00
PÚBLICO - 16.086 pagantes.
LOCAL - Estádio Barradão, em Salvador (BA).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião