1. Conquista o título o time que joga melhor durante toda a temporada. Não existe o risco de, depois de realizar um campeonato perfeito, uma equipe terminar eliminada por outra de retrospecto bem pior num encontro eliminatório.
2. A temporada é idêntica para todos. Nenhuma equipe tem o calendário interrompido por ser desclassificada precocemente. A definição exata de datas e número de jogos do começo ao fim permite também o planejamento.
3. Mais patrocinadores interessados, mais verbas. As empresas que investem no futebol, assim como os clubes, usam o calendário pré-definido para planejar exatamente onde, quando e como vão expor sua marca.
4. Além da briga pelo título, a competição oferece emoção em vários níveis até o seu término. Estão em jogo vagas na Libertadores e Sul-Americana. Há também a corrida para fugir das quatro últimas posições que levam ao rebaixamento.
5. Sabendo com antecedência quais serão as partidas e quando elas vão acontecer o torcedor tem facilidade para escolher quais quer assistir. Com isso, aumenta também o interesse por pacotes de ingressos.
Que saudade do mata-mata!
1. Com a série eliminatória (os playoffs), com dois jogos decisivos, lá e cá, a emoção é muito maior. Conta também todo o clima de expectativa e tensão que cercam as finalíssimas, das arquibancadas aos jogadores.
2. A disputa no sistema de mata-mata oferece maior espaço para promoções grandiosas dos patrocinadores, concentradas nas partidas decisivas. As marcas costumam capitalizar mais nos picos de audiência.
3. Os confrontos decisivos especialmente a final dão oportunidade para a consagração dos craques. Da mesma forma, um gol importante é o passaporte para qualquer perna de pau se tornar "imortal" entre os torcedores.
4. O campeonato por pontos corridos permite uma equipe se destacar e, assim, a disputa acaba perdendo a graça muito antes do encerramento. Com o campeão praticamente conhecido, resta acompanhar as brigas secundárias.
5. O esquema de playoffs admite que uma equipe consiga se recuperar durante a competição. Um início ruim pode ser superado com uma classificação entre osoito melhores e, assim, a chance de brigar pelo título.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião