• Carregando...
Treino do Barcelona: após um ano proibido de contratar, clube vai ao mercado. | PAU BARRENA/AFP
Treino do Barcelona: após um ano proibido de contratar, clube vai ao mercado.| Foto: PAU BARRENA/AFP

A janela de transferências do inverno europeu abre neste sábado (2), com expectativa de bastante movimentação entre os clubes do Campeonato Inglês, o mais rico do mundo, que ganhou ainda mais “poder de compra” com a alta dos direitos de TV.

O campeão mundial Barcelona também deve aproveitar a janela para buscar reforços, depois de ser proibido de contratar por um ano pela Fifa, por conta de irregularidades na incorporação de menores de idade nas suas categorias de base.

Os clubes europeus têm até 1º de fevereiro para acertar a chegada de novos jogadores.

Confira como deve ser a movimentação do mercado em cada país:

Inglaterra

O Chelsea, atual campeão inglês, fez um primeiro turno pífio na Premier League e ocupa apenas a 14ª posição, a 15 pontos do G4 e somente dois pontos acima da zona de rebaixamento.

Contratado depois da demissão de José Mourinho, no meio do mês passado, o holandês Guus Hiddink terá a oportunidade de buscar peças para tirar os Blues do marasmo.

Para o Chelsea, porém, a janela de transferências não deve ser agitada apenas em termo de chegadas.

Hiddink deixou claro que “precisa de todos os jogadores até o fim da temporada”, mas existem rumores de que a diretoria estaria armando uma barca para se livrar de atletas que rendem abaixo do esperado, como o espanhol Cesc Fábregas, o francês Loic Rémy e o colombiano Radamel Falcao García.

O Manchester United também está em crise, com o vexame da eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões e uma série de oito jogos sem vitória, que o fez despencar para o sexto lugar da Premier League.

Os Red Devils já investiram muito na última janela de transferências, mas devem colocar a mão no bolso novamente para dar uma resposta ao torcedor. O técnico holandês Louis Van Gaal está na corda bomba, com Mourinho cotado para substituí-lo.

Já o Leicester aparece em uma situação oposta. Os Foxes estão superando todas as expectativas, com a vice-liderança, mas terão de lutar para manter as duas grandes revelações da temporada, o atacante Jamie Vardy e o meia Riyad Mahrez.

Com a venda recorde dos direitos de TV para o período 2016-2019 (2,3 bilhões de euros por ano), clubes de menor expressão também podem agitar o mercado.

Espanha

Depois de ficar fora das últimas duas janelas de transferências, o Barcelona já ganhou dois reforços antes mesmo de o mercado ser aberto. Contratados em agosto, o lateral Aleix Vidal (ex-Sevilla) e o meia turco Arda Turan (ex-Atlético de Madri) não puderam ser escalados em 2015 por conta de punição da Fifa, mas estão agora liberados para estrear com a camisa catalã.

Mas o clube que encantou o mundo no ano passado não pretende parar por aí. O técnico Luis Enrique avisou que alguns jogadores podem ser dispensados por conta da chegada de Vidal e Turan, e o clube está de olho em três jogadores ofensivos: Denis Suárez (Villarreal), Nolito (Celta Vigo) e Soriano (Salzburg).

O mercado deve estar bem menos movimentado do lado do Real Madrid, já que o presidente Florentino Pérez avisou que apenas uma lesão grave pode levar o clube a contratar nesta janela. Por isso, as especulações da mídia madrilena giram em torno do técnico Rafael Benítez. Ele não convenceu à frente do time merengue e está ameaçado no cargo, com a sombra do ex-craque Zinedine Zidane.

Alemanha

Autor de 27 gols em todas as competições nesta temporada, o gabonêsAubameyang é alvo dos maiores clubes do continente, apesar de ter contrato até 2020 com o Borussia Dortmund.

Do lado do Bayern de Munique, o anúncio bombástico foi feito antes do Natal, com a oficialização da saída do técnico Josep Guardiola ao final da temporada. Pep será substituído por Carlo Ancelotti, mas o clube não deve contratar até a chegada do italiano.

Os dirigentes do time bávaro preferiram “blindar” o elenco atual, ao renovar no mês passado os contratos de Müller, Boateng, Javi Martinez e Xabi Alonso. Alaba deve ser o próximo da lista.

Itália

O calccio não têm o mesmo poder financeiro da Premier League, e os principais clubes da Série A já gastaram muito na última janela de transferências.

Com sérios problemas defensivos nesta temporada, a Roma deve buscar um novo zagueiro e já ganhou um reforço ofensivo, o jovem meia Gérson, do Fluminense, que havia acertado a saída para o clube da capital italiana em agosto.

França

O Olympique de Marselha e o Lyon querem aumentar o poder de fogo ofensivo para sair do meio da tabela e cobiçam o mesmo atacante: Ben Yedder, do Toulouse.

Como sempre acontece na França, muitos jogadores devem deixar a Ligue 1 para atravessar o Canal da Mancha, rumo à Premier League e seus contratos milionários. Atletas talentosos, como Boufal, do Lille, e Khazri, do Bordeaux, estão na mira de vários clubes ingleses.

O intocável Paris Saint-Germain, líder com incríveis 19 pontos de antecedência, não deve buscar novas peças por enquanto, apesar da provável saída do goleiro Sirigu. Ele perdeu a condição de titular nesta temporada, com a contratação do alemão Kevin Trapp.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]