A penúltima rodada da primeira fase do Paranaense, no próximo fim de semana, pode apresentar um pacote de definições, encerrando com a continuidade do J.Malucelli na liderança e o rebaixamento do atual campeão Operário, com 20 e 5 pontos, respectivamente. A projeção, no entanto, depende de uma vitória do líder sobre o Toledo, em casa, e mais uma derrota do Fantasma para o Cascavel, longe de Ponta Grossa.
Já um empate no clássico entre Atlético e Coritiba, por exemplo, pode sepultar ambições maiores da dupla Atletiba nesta primeira fase. Se o Coxa, atualmente com 14 pontos, perder, pode embolar de vez a briga pela quarta posição, última vaga para disputar as quartas em casa. A equipe coxa-branca pode terminar a primeira fase do campeonato até em oitavo.
Londrina, Rio Branco e Foz do Iguaçu, se vencerem, chegam ao mesmo número de pontos que o Coxa. O Tubarão, por exemplo, passa o Coritiba pelo número de vitórias. Neste cenário, se o Toledo vencer o J. Malucelli, encostará com 13 pontos.
A definição ainda pode determinar os oito times classificados e deixar para a última rodada apenas a briga pela posição. Basta estes times vencerem e o PSTC (que enfrenta o Rio Branco) e o Cascavel (que enfrenta o Operário) perderem.
Classificados
Até agora, com 74%, 70% e 59% de aproveitamento, J.Malucelli, Paraná e Atlético são os únicos com a classificação garantida para a próxima fase. O Furacão ainda tem uma pequena esperança de terminar a primeira fase na liderança, mas tem pela frente, na rodada do fim de semana, o rival Coritiba, na Arena da Baixada.
J.Malucelli
Vai brigar pela liderança nas próximas duas rodadas. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria Toledo.
Próximos jogos: Toledo (c) e Londrina (f)
Paraná
Vai brigar pela liderança nas próximas duas rodadas. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o Foz do Iguaçu.
Próximos jogos: Foz do Iguaçu (f), PSTC (f)
Atlético
Seu objetivo depende do clássico contra o Coritiba na próxima rodada, mas ainda pode terminar a primeira fase como líder. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o Rio Branco.
Próximos jogos: Coritiba (c), Toledo (c)
Coritiba
Luta para ficar entre os quatro primeiros colocados para poder ter vantagens na próxima fase. Ainda tem chance de terminar na liderança, mas é improvável em razão do número de vitórias de seus rivais. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o Londrina.
Próximos jogos: Atlético (f), Maringá (c)
Londrina
Briga pela classificação entre os oito primeiros. O time perdeu seis pontos em razão da escalação irregular de Germano na primeira rodada. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o Coritiba.
Próximos jogos: Maringá (f), J.Malucelli (c)
Rio Branco
Luta pela classificação para próxima fase. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o Atlético.
Próximos jogos: PSTC (c), Cascavel (f)
Foz do Iguaçu
Ainda está na luta pela classificação para próxima rodada. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o Paraná.
Próximos jogos: Paraná (c), Operário (f)
Toledo
Apesar de ainda brigar pela classificação, é o time com a pior tabela nas próximas rodadas. Pode cair. Se o campeonato terminasse hoje, enfrentaria o J. Malucelli.
Próximos jogos: J.Malucelli (f), Atlético (f)
PSTC
Luta mais contra o rebaixamento do que pela classificação. Matematicamente, entrar na lista dos oito classificados ainda é possível. Se a competição acabasse hoje, estaria salvo da queda, mas não se classificaria.
Próximos jogos: Rio Branco (f), Paraná (c)
Cascavel
Luta mais contra o rebaixamento do que pela classificação. Matematicamente, entrar na lista dos oito classificados ainda é possível. Se a competição acabasse hoje, estaria salvo da queda, mas não se classificaria.
Próximos jogos: Operário (c), Rio Branco (c)
Maringá
Seu principal objetivo é a fuga contra o rebaixamento. Se o campeonato terminasse hoje, o time teria caído para a segunda divisão do estadual.
Próximos jogos: Londrina (c), Coritiba (f)
Operário
Seu principal objetivo é a fuga contra o rebaixamento. Se o campeonato terminasse hoje, o time teria caído para a segunda divisão do estadual.
Próximos jogos: Cascavel (f), Foz do Iguaçu (c)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura