Com uma atuação impecável no segundo tempo, o Coritiba derrotou o líder Paraná por 3 a 0 nesse domingo (6), no Couto Pereira, e transformou o clássico no divisor de águas que pretendia antes da partida válida pela oitava rodada do Paranaense. Os meias Juan (57/1º) e Dudu (15 e 34/2º) consolidaram o placar.
Ao contrário do Tricolor, que foi para o jogo embalado pela liderança do campeonato e pela vitória sobre o Atlético na rodada passada, o Coxa vivia uma semana problemática. Em campo, o time e o próprio técnico Gilson Kleina eram questionados pelos resultados ruins, como o revés para o novato PSTC, que inclusive ameaçou a continuidade do treinador.
Fora dele, o clube estava com salários atrasados, situação que foi acertada somente na última quinta-feira (3).
TABELA: Veja como está a classificação do Paranaense 2016
SELEÇÃO DA RODADA: Coxa domina o time dos melhores do fim de semana. Confira!
O momento, porém, se inverteu totalmente. Quem mandou no duelo foi o Alviverde, que não deixou os visitantes jogarem na maior parte do confronto e, além dos três gols , ainda acertou duas bolas na trave com Thiago Lopes.
O lance que iniciou a vitória, porém, causou polêmica. O árbitro Rafael Traci marcou pênalti do zagueiro Alisson no atacante paraguaio Jorge Ortega no fim do primeiro tempo. Quem estava na jogada, contudo, era o volante Jean, que mal encostou no estreante.
Veja imagens do pênalti duvidoso marcado a favor do Coxa no Paratiba
Leia a matéria completaAtrás no placar após Juan converter a penalidade máxima, o Paraná virou presa fácil na etapa final. O Coxa passou a pressionar mais o rival e, consequentemente, a começou a criar mais jogadas ofensivas.
“Estou muito feliz pela partida que realizamos e por que fizemos tudo o que o Kleina havia pedido. O nosso grupo é muito unido, uma família. Às vezes as coisas não dão certo, mas acreditamos no trabalho e na filosofia”, resumiu Dudu, que primeiro marcou em rebote de Marcos que desviou no lateral Nei e depois mandou para a rede após a bola sobrar limpa em cobrança de falta de João Paulo.
GALERIA: Veja fotos do Paratiba no Couto
LANCE A LANCE: Veja como foi Coritiba x Paraná
“Espero um novo momento. Em jogos como esse, de exigência física, tática e emocional, o time cresce. Não tomamos um chute a gol. Isso mostra uma mudança de postura, de atitude”, comemorou o treinador do Coritiba.
Com o resultado, o Coxa foi a 14 pontos, na terceira colocação do Estadual. Apesar da derrota, o Paraná segue líder, com 18, e confiante que continuará no topo.
“Infelizmente as coisas não encaixaram. Sabíamos que seria difícil. Mas não podemos fazer terra arrasada. Já estamos classificados”, lembrou o paranista Jean..
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Dudu
O meia canhoto foi o homem mais incisivo e ditou o ritmo do Coritiba no meio de campo. Movimentou-se por todo o gramado e garantiu a vitória marcando o segundo e o terceiro gol do Alviverde.
Bonde
Tony
O atacante não apareceu no jogo. Passou desapercebido na marcação dos zagueiros do Coritiba. Foi sacado por Claudinei Oliveira para a entrada de Lucas Pará, que também não conseguiu criar nenhuma chance de gol.
Guerreiro
Ortega
O atacante paraguaio cavou o pênalti que originou o primeiro gol do Coritiba. Na estreia com a camisa alviverde, incomodou a defesa tricolor jogando dentro da grande área.
Gols
1º tempo
1 x 0 (58 min) – O árbitro marcou um empurrão de Jean em Ortega dentro da área. Juan executou a cobrança no canto direito de Marcos, que acertou o canto, mas não conseguiu evitar o gol coxa-branca.
2º tempo
2 x 0 (15 min) – Ceará cruzou rasteiro pela direita, e Marcos tocou com a ponta dos dedos na bola, mas não conseguiu afastar. Dudu pegou a sobra e de carrinho anotou o segundo tento do Alviverde.
3 x 0 (34 min) - João Paulo cobrou falta em cima da barreira. A bola sobrou nos pés de Dudu, que soltou o pé na bola no alto de Marcos, para fazer o seu segundo gol na partida.
Chave do jogo
O Coritiba tomou a iniciativa do jogo desde o primeiro minuto de jogo, em que o Alviverde desperdiçou duas chances de gol nos cinco minutos iniciais. O Paraná não conseguiu manter a mesma consistência e pouco produziu no campo de ataque. Na segunda etapa, o Coxa continuou melhor que o Tricolor, e garantiu a vitória com folga no clássico.
Cartões
Amarelos: Luccas Claro e Alan Santos (CFC). Alisson, Fernandes e Robson (PRC).
Suspensos
Paraná: Fernandes.
Próximos jogos:
Coritiba: J. Malucelli (fora); Atlético (fora); Maringá (casa)
Paraná: Cascavel (casa); Foz do Iguaçu (fora); PSTC (fora)
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião