O Coritiba foi superior no clássico e venceu o Atlético e venceu o clássico por 2 a 0 na Arena da Baixada neste domingo (20), pela 10ª rodada do Estadual. Além de carimbar o gramado sintético no primeiro Atletiba no novo piso, o Coxa termina a primeira fase como “rei dos clássicos”. Triunfo alcançado com os gols de Thiago Lopes, de cabeça, e Juan, cobrando pênalti, ambos no segundo tempo. Com a vitória, o time do técnico Gilson Gkleina passou o Furacão na tabela, e agora é o quarto colocado, com 17 pontos.O Rubro-Negro é o quinto na classificação, com 16 pontos. (VÍDEO: veja os gols)
TABELA - confira como fica a classificação após a 10ª rodada
O resultado representou a segunda vitória do Alviverde nos principais confrontos da competição. Antes, havia atropelado o Paraná, por 3 a 0, no Couto Pereira. Com mais três pontos, ocupa a 4ª colocação, com 17 pontos.
LANCE A LANCE - confira a ficha e como foi o tempo real de Atlético 0 x 2 Coritiba
O Rubro-Negro, por sua vez, perdeu seu segundo dérbi local. Já havia sido batido pelo Paraná, por 1 a 0, na Vila Capanema. Com o revés diante de seu torcedor, permanece com 16 pontos e é o 5º colocado do Estadual.
O primeiro tempo foi de domínio total dos visitantes. O Coritiba controlou as ações e teve as melhores oportunidades. A melhor delas logo aos cinco minutos de bola rolando. Cruzamento da esquerda e Negueba cabeceou para defesa difícil de Weverton.
O Atlético não teve qualquer poder de criação. Walter buscou as jogadas individuais enquanto Vinícius, Marcos Guilherme e Pablo foram nulos. Ao apito final do árbitro, a torcida rubro-negra vaiou o desempenho da equipe.
Aos 18 minutos, lance polêmico. Escanteio cobrado por João Paulo e Paulo André esticou o braço para desviar a bola com a mão, na dividida com Juninho. Os jogadores do Coritiba reclamaram e o árbitro Fábio Filipus nada marcou.
Já aos 28 minutos, o Coxa, enfim, pôs no placar o desempenho superior. Negueba partiu pela direita e cruzou com perfeição na área. Thiago Lopes, livre, fuzilou Weverton de cabeça: 1 a 0.
Atrás no marcador, o Furacão partiu para cima, sem qualquer organização. E levou o segundo aos 37 minutos. Eduardo derrubou Vinícius fora da área, mas Fábio Filipus marcou o pênalti. Juan cobrou e fez 2 a 0.
Os minutos finais serviram apenas para André Lima ser expulso. O atacante do Rubro-Negro já havia recebido um cartão amarelo no banco de reservas, por reclamação. Fez falta dura em Alan Santos e levou o vermelho.
Craque
Negueba
O atacante cresceu de produção na segunda etapa, e pelo lado direito criou as principais jogadas do Coxa. No lance do gol alviverde, cruzou na medida para Thiago Lopes cabecear para as redes. Após o Coritiba abrir o marcador, foi importante para segurar a bola no ataque.
Bonde
Marcos Guilherme
Depois de desencantar ao marcar o seu primeiro gol na temporada contra o Brasil de Pelotas no meio da semana, o meia-atacante voltou a ter uma atuação apagada. Pouco produziu na primeira etapa, e antes de ser substituído no segundo tempo, desperdiçou uma grande chance ao errar o passe dentro da área para Walter livre de marcação.
Guerreiro
Alan Santos
O volante esteve presente tanto na defesa, com desarmes importantes, quanto no ataque, arriscando os chutes de fora da área. Ainda sofreu a falta de André Lima, que resultou na expulsão do atacante rubro-negro.
Gols
2º tempo
0 x 1 – 28 min.: Vinícius fez a jogada pelo meio e abriu com Negueba. O atacante cruzou para Thiago Lopes, que na cara de Weverton, cabeceou para abrir o placar.
0 x 2 - 37 min.: Vinícius foi derrubado por Eduardo no bico da grande área pelo lado esquerdo. O árbitro marcou o pênalti. Juan cobrou forte, no canto esquerdo de Weverton.
Chave do jogo
Superioridade do Coritiba. No primeiro tempo, as melhores chances foram do Alviverde,e o Atlético não conseguiu infiltrar na defesa adversária. No segundo tempo, o Coxa matou o jogo, principalmente nas jogadas pelas laterais, com Negueba e Vinícius. O Furacão pouco produziu ofensivamente, e perdeu a posição na tabela de classificação para o maior rival.
Cartões
Amarelos: Vinícius, Otávio e André Lima (Atlético). Vinícius, Negueba, Juninho e Kleber (Coritiba)
Vermelhos: André Lima, aos 39 do segundo tempo.
Suspensos: Vinícius (Atlético) . Negueba e Juninho (Coritiba)
Próximo jogo
Atlético: Flamengo, quarta-feira (23), às 21h30, no Estádio Municipal Juiz de Fora, em Minas Gerais, pela semifinal da Primeira Liga.
Coritiba: Maringá, domingo (27), às 16h, no Couto Pereira, pela 11ª rodada do Estadual.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias