O Paranaense não tem nem um mês, mas o Coritiba já vive pela primeira vez em 2012 o clima de decisão. Tudo por causa do confronto de hoje, às 22 horas, contra o Cianorte, no Estádio Albino Turbay. Com dois pontos a menos do que os donos da casa e do que o rival Atlético, o Alviverde necessita de uma vitória para não ver a chance de conquistar o primeiro turno escapar antes mesmo do Atletiba das Cinzas, dia 22.
Em caso de triunfo do Rubro-Negro no duelo com o Corinthians-PR, marcado para hoje à tarde, mas com a realização indefinida e derrota coxa-branca , o Atlético e o próprio Cianorte abririam cinco pontos de vantagem.
Por isso, o encontro entre o segundo e o terceiro colocados do Estadual, ambos invictos até agora, faz com que o técnico Marcelo Oliveira defina a partida como fundamental na busca pelo tricampeonato. "Eu diria que é o primeiro jogo decisivo que teremos", resume.
Sem saber o que é perder uma partida pelo Paranaense há 40 jogos, os coxas-brancas têm o retrospecto ao seu favor também nos confrontos contra o Cianorte. Em 12 jogos, a equipe do interior só venceu uma vez e em Curitiba. Algo que não diminui o número de elogios do comandante alviverde ao adversário, mesmo desfalcado do artilheiro Henrique, lesionado.
"É um time bem armado, que não está nesta posição por acaso", acredita Oliveira. "A equipe deles tem uma marcação forte, com jogadas de saída rápidas e dois meias habilidosos. Além disso, há uma empolgação total da cidade em função do time e também um espírito de decisão para eles", completa o treinador.
Mas, além de se preocupar com o adversário, o técnico do Coritiba precisa fazer o seu time render mais. Após dois empates consecutivos e sem poder contar com Davi, rumo ao futebol chinês, Oliveira não divulgou a escalação. A tendência é de que ocorram mudanças em relação ao jogo contra o Rio Branco.
"Nosso trabalho é dar confiança aos jogadores e também cobrar", conta o técnico. "Nós precisamos de uma marcação mais consistente, mais forte e chegar com poder maior de decisão", acredita Oliveira.
Tudo para ajudar o Coxa a encarar uma situação inusitada: enfrentar no Estadual um time melhor colocado na classificação. "É o momento de sentir o poder de reação, de superação, de conviver com um momento não tão bom. Estamos preparados para isso também", aposta.
Ao vivoCianorte x Coritiba, às 22 h, na RPC TV.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp