• Carregando...

O Ministério Público (MP) vetou a decisão de um Atletiba com torcida única, na próxima quarta-feira de cinzas, na Vila Capanema. Uma reunião no início da tarde desta sexta-feira (17) entre representantes de Atlético, Coritiba e Polícia Militar (PM) havia determinado que apenas os torcedores do Rubro-Negro iriam comparecer ao clássico. O inverso ocorreria na partida do segundo turno entre os dois times, que receberia apenas torcedores do Coxa.

Apesar do acerto entre os dois clubes, o MP foi contra a opção por torcida de apenas uma equipe.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, Ciro Expedito Scheraiber, disse que o órgão recebeu o comunicado de última hora e considerou a decisão inadequada por ferir o direito dos torcedores e por uma questão de segurança, já que algumas pessoas poderiam querer se "infiltrar" entre a torcida adversária.

O promotor explicou que como não há dias úteis até a realização do clássico, caso o mesmo seja realizado com torcida única, os clubes e a Federação poderão ser responsabilizados judicialmente.

O vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Amilton Stival, disse que ninguém da entidade esteve na reunião. Apesar de considerar viável a realização do clássico com apenas uma torcida, ele ressaltou que a FPF não recebeu um comunicado relacionado a essa decisão.

Em nota publicada no site oficial, o Coritiba esclareceu que a ideia de partida única partiu do presidente atleticano Mário Celso Petraglia. O Alviverde manifestou apoio à ideia, mas desde que a Secretaria de Segurança Pública, FPF e Ministério Público do Consumidor também concordassem, o que não ocorreu.

Como não havia a resposta afirmativa de todos os órgãos, o Coritiba pediu para a FPF, por precaução, a carga de ingressos a que tem direito. Com a negativa do MP, o Coxa deve colocar à venda 999 ingressos para os torcedores alviverdes, o equivalente a 10% da capacidade atual da Vila Capanema.

Um dos argumentos para o Alviverde ter aceitado o Atletiba com torcida única foi justamente esta carga de ingressos, considerada insignificante pelo clube. "Acho uma situação ruim do ponto de vista da emoção, mas acho prudente dentro das condições, como a capacidade do estádio, por exemplo", comentou o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, antes do veto do MP.

Com torcida única, a PM havia anunciado um efetivo 420 policiais para o clássico. Além disso, seriam estabelecidos oito pontos de bloqueio nas proximidades do estádio. A corporação informou que o esquema de segurança não deve ser alterado com a inclusão da torcida do Coxa nas arquibancadas.

No fim da noite, o Atlético divulgou em seu site uma nota oficial para deixar clara a sua opinião sobre o caso. De acordo com a declaração, o clube espera "a concordância de FPF e o MP" para que o acordo de torcida única feito no Coritiba seja cumprido.

***

Você é favorável ao Atletiba de torcida única? Comente!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]