Uma ligação familiar conecta no tempo o Grêmio de Esportes Maringá, campeão paranaense de 1977 e responsável por brecar o hexacampeonato do Coritiba, com o atual Maringá Futebol Clube, próximo de chegar à final do Estadual e evitar o penta coxa-branca. O pai e ex-goleiro Wagner e o filho e meia Léo Maringá, um campeão na década de 70 e outro aspirante a repetir o feito.

CARREGANDO :)

"É um momento único na minha carreira. É um orgulho estar representando minha cidade e estar tão perto de poder repetir o que meu pai fez em 1977", revela um dos principais jogadores do atual Maringá.

"Depois de 37 anos, ele está tendo o prazer de jogar contra o Coritiba defendendo o time da cidade. É uma surpresa muito boa para mim e um orgulho vê-lo nessa semifinal", retribui Wagner, atual treinador de goleiros do Grêmio Prudente, o responsável por fechar o gol no Couto Pereira no segundo jogo da final de 77 e manter o empate por 1 a 1 – a vitória na ida por 1 a 0 garantiu o título maringaense.

Publicidade

Os dois gols do Grêmio foram marcados pelo atacante Itamar Bellasalma, artilheiro daquele certame com 14 tentos. "Sabe quando você chega e a bola bate no pé e entra no gol? Foi assim com aquele time. Eram vários jogadores muito bons e fomos crescendo na fase final do campeonato. E olha que o Coritiba tinha um baita time", recorda o algoz coxa-branca e ídolo em Maringá. Ele nem vai aos jogos para evitar o assédio. "Queria ter só o prazer de poder assistir à partida", lamenta.

Outro que fez parte daquela campanha foi o meia Nivaldo, que resume o sucesso daquele esquadrão com base em um bom técnico, bons jogadores e uma amizade muito grande. E, claro, o apoio da torcida. E ele tem gostado muito de ver esse novo Maringá indo tão longe. "Eu fico muito feliz de ver o Maringá porque a cidade merece. É uma equipe nova, mas que mostra que o futebol é forte no Norte", diz.

Se o Maringá Futebol Clube chegar ao título estadual, será o terceiro time da cidade a fazer isso. O Grêmio Esportivo de Maringá havia triunfado em 1963 e 1964 e o Grêmio de Esportes Maringá foi campeão em 77.