Com pouco mais de um mês de Estadual, o torcedor conseguiu perceber que as camisas do clube são quase placas de publicidade ambulantes. Entre os anunciantes, há de dupla sertaneja até loja paraguaia. Tudo para tentar diminuir a diferença entre os clubes do interior e da capital.
Não tem sido fácil chegar nesse objetivo. Os oito clubes do interior mais o J.Malucelli arrecadam juntos, com as marcas nas camisas e nos calções, R$ 1,2 milhão por mês. Atlético e Coritiba, juntos, recebem R$ 1 milhão mensal apenas do patrocínio da Caixa Econômica Federal.
O mais pobre nesse quesito é o Nacional. O time de Rolândia, segundo o presidente José Danilson Alves de Oliveira, não recebe nada pelas marcas que estampa na seu uniforme. Todas são permutas com empresas médicas ou de suplementos alimentares, por exemplo. “Aqui é só ‘paitrocínio’”, resume o dirigente. Coincidência ou não, a equipe é a lanterna, com seis derrotas em seis jogos.
Depois na escala financeira vem o Rio Branco, que ainda não fechou com um patrocinador máster e recebe R$ 40 mil pelas marcas que estão no sua camisa.
O Leão da Estradinha vai inovar na rodada deste domingo (8), contra o Paraná, em Paranaguá: vai trajar um uniforme todo amarelo em alusão a um parceiro.
O Jotinha, com patrocínios só do grupo J. Malucelli, recebe R$110 mil, mas tem um dos uniformes mais preservados do campeonato. Do restante, Londrina e Operário recebem R$ 150 mil, Foz do Iguaçu e Maringá, R$ 180 mil cada, Cascavel e Prudentópolis, R$ 200 mil por mês.
Entre essas equipes, nenhuma tem mais marcas do que o Foz do Iguaçu – a campeã na disputa pela ‘poluição visual’.
No total, além do próprio distintivo, são 15 símbolos na frente e atrás da camisa do time da fronteira. As mais curiosas são um shopping e duas lojas em Ciudad del Este, no Paraguai. “A camisa do Foz é um abadá”, brinca o presidente do clube, Arif Osman.
Mas nada supera a estampa do site www.pedroefelipe.com.br. O anúncio do site da dupla sertaneja está no uniforme do Prudentópolis. Faz parte de parcerias com sócios do clube, não rendendo dinheiro diretamente para a equipe do interior. Nas costas da mesma camisa está um restaurante de cozinha mexicana.
Entre os times do interior, o Sicredi, uma cooperativa de crédito, é o que mais aparece: nas camisas de Operário, Prudentópolis e Cascavel. Depois vem o mercado Muffato e a rede de hotéis Bourbon, em duas equipes cada, sendo que o último também tem uma parceria com o Coritiba.
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