A Federação Paranaense de Futebol (FPF) retoma as atividades amanhã, após as festas de fim de ano, com um quebra-cabeça para montar. Ou melhor, remontar: a tabela do Campeonato Paranaense vai sofrer ajustes para adaptar os horários e mandos de campo às necessidades da televisão, que por enquanto não poderá transmitir jogos de Atlético e Londrina. Os dois clubes não assinaram o contrato de cessão de direitos de imagem à RPC TV e não terão jogos transmitidos.

CARREGANDO :)

O diretor de futebol da FPF, Amilton Stival, afirma que passou boa parte da última sexta-feira estudando as 22 rodadas do turno e returno do Paranaense para estudar os ajustes necessários e oficializá-los, no máximo, nesta terça-feira. "Ainda tenho esperanças que os clubes [Atlético e Londrina] assinem o contrato até segunda-feira. O Hélio [Cury, presidente da federação] vem conversando com os dirigentes dos dois times para tentar isso. Caso contrário, teremos muito trabalho", fala.

Sem o Furacão e sem o Tubarão, a ideia é transmitir o máximo de jogos de Coritiba e Paraná, quando as equipes jogarem fora de Curitiba. Para isso, será necessário inverter mandos de campo.

Publicidade

Na 6.ª rodada, por exemplo, tanto o Alviverde quanto o Tricolor jogam como visitantes, contra Nacional e Operário, respectivamente. Na rodada seguinte, serão mandantes. "Pedimos à Federação que seja feita a troca de mando de campo de um desses jogos, repetindo a inversão no returno", explica o gerente de Esportes da RPC TV, Gil Rocha. Ele explica também que os jogos televisionados na quarta-feira, previamente marcados para as 20h30, vão ser transferidos para as 21h50.

"Quem perde com a ausência de dois dos doze times na disputa passando na tevê é todo o futebol paranaense, especialmente o torcedor, que perde de ver jogos de sua equipe fora de seus estádios", diz Stival.