Menos é mais. A vitória do Paraná sobre o Prudentópolis ontem, por 3 a 0, na Vila Capanema, serviu para confirmar que deu resultado a mudança no sistema tático e de jogadores feita pelo técnico Milton Mendes nas duas últimas rodadas. Mesmo jogando com apenas um atacante em vez de três, o Tricolor fez em dois jogos três vezes mais gols do que nas quatro primeiras rodadas (6 a 2), conquistando 100% dos pontos disputados.
Desta vez, contra o Prudentópolis, quem abriu o placar foi o zagueiro Brinner, aos 11 minutos do primeiro tempo, aproveitando o rebote de uma falta cobrada por Fernando Gabriel. O segundo gol saiu aos 44, com Fernando Gabriel, o melhor em campo, tocando para a rede depois de um escanteio batido por Lúcio Flávio. O terceiro saiu com Giancarlo, após uma bela assistência de Paulinho Oliveira. Lances que mostram como os três meias mais ofensivos e o centroavante participaram ativamente da construção do placar ao longo do confronto.
"Na lógica, se jogasse com três atacantes, o time seria mais ofensivo, mas não foi o que aconteceu. Só comigo ali na frente estamos com mais poder de ataque, dando espaço para quem chega de trás", afirmou Giancarlo. "Seria um contrassenso dizer que o 4-3-3 é menos ofensivo, mas às vezes as peças flutuam e conseguem buscar muito mais situações de gols", explicou o técnico Milton Mendes.
Do lado do Prudentópolis, a reclamação ficou por conta de um lance no primeiro tempo, quando o jogo estava ainda 1 a 0 e o goleiro Marcos chocou-se com o atacante Luciano. O time visitante pediu a falta e a expulsão do arqueiro paranista, mas o árbitro Leandro Barros Nunes entendeu que o choque foi normal.
"Aprendemos com as derrotas que precisávamos de algumas mudanças. A gente almeja a liderança e vamos em busca dela a cada jogo", garantiu Fernando Gabriel, que deu nota 8,5 para a sua equipe ontem. "Nós sabemos que entre o grupo da morte e a classificação é muito perto. Então, temos que conseguir a classificação o mais rápido possível", avisou Giancarlo, artilheiro desse "novo Paraná" no Estadual com três gols.
Com a vitória, o Tricolor chegou à sexta colocação do Paranaense, com nove pontos conquistados, três a menos que o líder J. Malucelli. Na próxima rodada o time enfrenta o Arapongas, às 22 horas de quarta-feira, fora de casa, sem o zagueiro Nhaylor, que recebeu o terceiro cartão amarelo.