A depender dos torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná, os Estaduais vão sobreviver no calendário da bola no Brasil. É o que aponta o levantamento sobre a competição feito pela Paraná Pesquisas e encomendado pela Gazeta do Povo foram entrevistados 518 habitantes de Curitiba, maiores de 16 anos, entre 28 e 30 de janeiro de 2014.
INFOGRÁFICO: Pesquisa aponta que torcedores são favoráveis à continuidade do Estadual
Dos entrevistados que gostam ou acompanham futebol, 89,5% são favoráveis à continuidade do torneio. O principal motivo apontado foi a valorização regional, que colecionou 60% dos votos.
Apoio popular que é um trunfo para o principal alvo do Bom Senso FC no debate entre CBF, federações, clubes e jogadores, e que se acostumou a colecionar passagens bizarras ao longo dos anos. Como a largada da quarta rodada hoje, em plena sexta-feira, com Paraná x J. Malucelli, às 19h30, na Vila Capanema.
"O campeonato estadual é quando o torcedor participa efetivamente. Temos dois clubes na Série A, um na B, mas não temos ninguém na C e na D muda todo ano. Por isso o foco se volta para o Estadual, quando os torcedores podem ver os clubes em ação, principalmente do interior", opina o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury.
Entre os 10,5% que são contra o certame local, 36,7% acreditam que o campeonato é mal organizado e mal promovido na sequência aparecem o nível técnico baixo (26,7%) e os jogos desinteressantes (23,3%) como justificativas.
Um dos fatores que jogaram a favorabilidade lá para cima foi a mudança na fórmula de disputa para este ano, com o retorno da fase de mata-mata a partir das quartas de final. Ao invés de uma competição arrastada, com dois turnos cheios, como foi no ano passado, os clubes decidem o futuro logo de cara. Não por acaso que 54% dos que responderam à pesquisa consideram a fórmula vigente como a ideal.
Mesmo assim, o presidente da FPF faz ressalvas. "Eu quero voltar com as 24 datas [hoje são 17]. Os clubes maiores têm calendário o ano inteiro, mas os demais não. Já estamos no limite de datas que podemos fazer um campeonato. Fora disso é uma aberração", disse Cury, que reconhece uma emoção extra com os jogos eliminatórios. "Vai realmente motivar bem mais com a fase do mata-mata."
Apesar do clima favorável, os torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná não consideram o título estadual como prioridade. Aliás, praticamente ignoram o que normalmente é a única chance de título do ano. A porcentagem da exceção é de 8,4%, 14% e 17,7%, respectivamente.
Entre os rubro-negros, o que importa neste ano é fazer uma boa campanha na Libertadores (47,1%). Para os coxas-brancas, o principal objetivo é uma vaga no Continental (51,6%). Entre os tricolores, o acesso para a Série A é o desejo para 2014 (45,1%).
Dê sua opinião
E você, o que deseja para o seu time em 2014? Deixe seu comentário e participe do debate.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião