A política do Atlético de valorizar os jogadores forjados nas categorias de base do clube vinha dando certo enquanto os resultados dentro de campo eram positivos. Apesar do receio da torcida com esse modelo, a invencibilidade não permitia tanto espaço à contestação.
Porém bastou a derrota para o Arapongas por 2 a 1 no último sábado para que essa política sofresse o primeiro arranhão e ficasse na berlinda. Nada, contudo, que não havia sido alertado no início da temporada pelo técnico Juan Ramón Carrasco.
Mesmo assim, os atletas mais experientes reconheceram que o revés pode afetar a sequência do Rubro-Negro no Estadual, ainda mais com a proximidade do final do primeiro turno e também a dois dias do principal clássico paranaense, o Atletiba da Quarta-Feira de Cinzas, às 19h30, na Vila Capanema. Por isso foram eles que saíram em defesa dos pupilos.
"[O revés em Arapongas] foi bom para aprender, serviu de lição. É um time jovem e em formação, por isso vão ocorrer falhas e erros. E nós, que temos mais experiência, precisamos passar tranquilidade para os mais novos", disse o zagueiro Gustavo, de 27 anos, logo após o final do jogo.
Da mesma forma, o meia Marcinho falou sobre "lição" e "tranquilidade". "Vínhamos de uma crescente, com resultados positivos. Mas agora temos de esfriar a cabeça e tranquilizar os garotos", comentou. A receita, segundo o jogador, é escutar o que Carrasco tem para dizer. "Tanto na vitória quanto na derrota, temos de continuar fazendo aquilo que o professor Carrasco pede para nós", diz o experiente armador, de 30 anos.
O discurso de defesa dos jovens ganha importância nesta semana decisiva, com Atletiba no horizonte, e que pode definir quem vai chegar à última rodada com chances de faturar o primeiro turno do Estadual e, consequentemente, um assento na decisão. O Rubro-Negro (22 pontos) segue líder graças ao empate do Cianorte (21) ontem por 0 a 0 com o Corinthians-PR.
Como proteção natural, os estreantes no principal clássico do estado Rodolfo, Harrison, Bruno Furlán, Pablo e Ricardinho terão alguns jogadores mais calejados em Atletiba. Casos de Manoel, Gustavo, Deivid, Marcinho e Bruno Mineiro. Sem contar Renan Teixeira e Martín Ligüera, estreantes no dérbi local, mas com vários outros clássicos no currículo.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro