Bruno Furlán é uma das promessas do Atlético que não foram bem contra o Arapongas: preocupação com o Atletiba| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

A política do Atlético de valorizar os jogadores forjados nas categorias de base do clube vinha dando certo enquanto os resultados dentro de campo eram positivos. Ape­­sar do receio da torcida com esse modelo, a invencibilidade não permitia tanto espaço à contestação.

CARREGANDO :)

Porém bastou a derrota para o Arapongas por 2 a 1 no último sábado para que essa política sofresse o primeiro arranhão e ficasse na berlinda. Nada, contudo, que não havia sido alertado no início da temporada pelo técnico Juan Ramón Carrasco.

Mesmo assim, os atletas mais experientes reconheceram que o revés pode afetar a sequência do Rubro-Negro no Estadual, ainda mais com a proximidade do final do primeiro turno e também a dois dias do principal clássico paranaense, o Atletiba da Quarta-Feira de Cinzas, às 19h30, na Vila Capa­­ne­­ma. Por isso foram eles que saíram em defesa dos pupilos.

Publicidade

"[O revés em Arapongas] foi bom para aprender, serviu de lição. É um time jovem e em formação, por isso vão ocorrer fa­­lhas e erros. E nós, que temos mais experiência, precisamos passar tranquilidade para os mais novos", disse o zagueiro Gustavo, de 27 anos, logo após o final do jogo.

Da mesma forma, o meia Marcinho falou sobre "lição" e "tranquilidade". "Vínhamos de uma crescente, com resultados positivos. Mas agora temos de esfriar a cabeça e tranquilizar os garotos", comentou. A receita, segundo o jogador, é escutar o que Carrasco tem para dizer. "Tanto na vitória quanto na derrota, temos de continuar fazendo aquilo que o professor Carrasco pede para nós", diz o experiente armador, de 30 anos.

O discurso de defesa dos jovens ganha importância nesta semana decisiva, com Atletiba no horizonte, e que pode definir quem vai chegar à última rodada com chances de faturar o primeiro turno do Estadual – e, consequentemente, um assento na decisão. O Rubro-Negro (22 pontos) segue líder graças ao empate do Cianorte (21) ontem por 0 a 0 com o Corinthians-PR.

Como proteção natural, os estreantes no principal clássico do estado – Rodolfo, Harrison, Bruno Furlán, Pablo e Ricardinho – terão alguns jogadores mais calejados em Atletiba. Casos de Manoel, Gus­­tavo, Deivid, Marcinho e Bruno Mineiro. Sem contar Renan Teixeira e Martín Ligüera, estreantes no dérbi local, mas com vários outros clássicos no currículo.