| Foto: CBF/Divulgação

A CBF anunciou nesta sexta-feira (29) os 40 jogadores pré-convocados para a Copa América do Centenário, que será disputada em junho, nos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

Sem Neymar, como esperado, mas também sem David Luiz, do PSG, zagueiro que foi expulso na penúltima partida do Brasil nas eliminatórias, contra o Uruguai, e Marcelo, lateral esquerdo do Real Madrid, que se envolveu em polêmica com a comissão técnica sobre uma possível lesão que o tirou da última convocação, em março.

Dos 40, dez têm menos de 23 anos, ou seja, idade olímpica, e podem ser aproveitados na Copa América, onde poderiam ser testados. Resta saber se o o técnico Dunga, que acumula os cargos de técnico do time principal e olímpico, vai preferir dar descanso a esses atletas em junho – a Rio-2016 será em agosto. Rodrigo Caio, do São Paulo, Gabriel, do Santos, e Gabriel Jesus, do Palmeiras, estão na lista.

Publicidade

Daqueles com mais de 23 anos, as novidades na lista são o lateral-direito Fagner, do Corinthians, e o meia Ganso, do São Paulo, que ganha a primeira oportunidade com Dunga. O meia-atacante Alex Teixeira, do chinês Jiangsu Suning, também terá sua primeira chance com o treinador nessa passagem.

A convocação dos 23 atletas que efetivamente disputarão o torneio será na próxima quinta, dia 5 de maio. Caso alguém se machuque até a estreia do Brasil, no dia 4 de junho, contra o Equador, em Pasadena (Califórnia), Dunga deverá substituí-lo por um dos 17 cortados da lista inicial.

O Brasil começa sua preparação em 23 de maio, com treinos em Los Angeles. No dia 29 será realizado um amistoso em Denver, contra o Panamá.

Neymar não jogará a Copa América, após acordo fechado entre a CBF e o Barcelona. A confederação trocou a presença do camisa 10 e capitão no torneio continental por sua participação na Rio-2016, em agosto, como um dos três jogadores acima do limite de 23 anos imposto pelo regulamento olímpico.

O Barcelona não era obrigado a liberá-lo para os Jogos Olímpicos, apenas para a Copa América, mas não queria que ele atuasse nas duas competições, para ter um período de descanso. Por isso foi feito o acordo, já que a CBF trata o inédito ouro olímpico como prioridade.

Publicidade

A estreia na Copa América será dia 4 de junho, contra o Equador, em Pasadena (Califórnia). No dia 8 de junho o rival será o Haiti, em Orlando, e no dia 12 de junho o Peru, na região metropolitana de Boston. Os dois primeiros colocados de cada uma das quatro chaves avançam para as quartas de final. A Copa América comemora os 100 anos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), e terá a participação das dez seleções da América do Sul e de seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), entre eles México e EUA.

Confira quem briga por uma vaga no time de Dunga:

Goleiros

Alisson - Internacional

Diego Alves - Valência (ESP)

Ederson - Benfica (POR)

Publicidade

Marcelo Grohe - Grêmio

Laterais

Daniel Alves - Barcelona (ESP)

Fabinho - Mônaco (FRA)

Fágner - Corinthians

Alex Sandro - Juventus (ITA)

Publicidade

Douglas Santos - Atlético Mineiro

Filípe Luís - Atlético de Madri (ESP)

Zagueiros

Gabriel Paulista - Arsenal (ING)

Gil - Shandong Luneng (CHI)

Jemerson - Roma (ITA)

Publicidade

Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)

Miranda - Inter de Milão (ITA)

Rodrigo Caio - São Paulo

Meio-campistas

Casemiro - Real Madri (ESP)

Elias - Corinthians

Publicidade

Fernandinho - Manchester City (ING)

Luiz Gustavo - Wolfsburg (ALE)

Rafinha Alcântara - Barcelona (ESP)

Walace - Grêmio

Felipe Anderson - Lazio (ITA)

Publicidade

Kaká - Orlando City (EUA)

Lucas Lima - Santos

Lucas - Paris Saint Germain (FRA)

Oscar - Chelsea (ING)

Paulo Henrique Ganso - São Paulo

Publicidade

Philippe Coutinho - Liverpool (ING)

Renato Augusto - Beijing Guoan (CHI)

Willian - Chelsea (ING)

Atacantes

Alex Teixeira - Jiangsu Suming (CHI)

Douglas Costa - Bayern de Munique (ALE)

Publicidade

Firmino - Liverpool (ING)

Gabriel - Santos

Gabriel Jesus - Palmeiras

Hulk - Zenit (RUS)

Jonas - Benfica (POR)

Publicidade

Luan - Grêmio

Ricardo Oliveira - Santos