Mudança
A partir de 2013 a primeira fase da Copa do Brasil terá 86 clubes, não mais 64, como de costume. De acordo com o ranking da CBF, apenas São Paulo e Rio de Janeiro receberam duas novas vagas.
Os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal ganharam um novo posto cada a partir de 2013.
A mudança no regulamento da Copa do Brasil, homologada nessa quinta-feira (31) pela CBF, garantiu mais um paranaense na próxima edição do torneio, ao lado de Arapongas, Atlético, Coritiba e Paraná (que deve entrar pelo ranking da entidade). Com a inclusão dos clubes que disputam a Libertadores a partir das oitavas de final do mata-mata, o Cianorte, quarto colocado no Paranaense, ficou com uma das 16 novas vagas da competição.
A escolha do Leão do Vale foi feita por critério técnico e anunciada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) nesta sexta-feira (1.º)
Para gerente de futebol do Leão, Adir Kist, a vaga representa um prêmio pelo trabalho que vem sendo feito no clube. Vice-campeão do primeiro turno do Estadual, o Cianorte ficou perto de garantir a vaga reservada ao terceiro colocado do campeonato, mas perdeu para o Arapongas na última rodada e deixou a chance escapar.
"É a recompensa de todo um trabalho organizado e planejado feito pela nossa diretoria", comentou Kist ao site oficial do clube.
Nesta temporada o Cianorte ainda disputa a Série D. A equipe comandada pelo técnico Paulo Turra tem a mesma base do Paranaense e ganhou nove reforços para tentar uma inédita classificação à Terceira Divisão.