Enquanto a França era eliminada pela Espanha nas quartas de final da Eurocopa, David Trezeguet, antigo centroavante da seleção, vivia um dos maiores momentos da sua carreira. O argentino naturalizado francês aceitou o desafio de, aos 34 anos, defender o River Plate, time do seu coração, na Segunda Divisão do futebol argentino. E foi o herói do retorno à elite, neste sábado (23), após vitória por 2 a 0 sobre o Almirante Brown, no Monumental de Nuñez.
O calvário na 'B Nacional' - como os argentinos chamam a Segundona - durou 363 dias. Time de 110 anos de história, o River nunca havia deixado a elite do futebol local e teve de se reestruturar. Para isso, teve o retorno providencial de Trezeguet e Cavenaghi. Juntos, eles anotaram 32 dos 66 gols do River na competição.
A vitória sobre o Almirante Brown ainda garantiu ao River o título do campeonato, com 73 pontos, um a mais do que o Quilmes, que também voltou à Primeira Divisão. Instituto de Córdoba e Rosario Central terminaram na terceira e quarta colocações e vão jogar a repescagem contra o 18.º e o 17.º colocados na média dos últimos três anos na elite para ver quem disputará a Primeira Divisão.
Neste sábado, com enorme festa no Monumental de Nuñez, Trezeguet abriu o placar com um golaço. Ele recebeu na entrada da área e bateu de primeira, sem chances para o goleiro, aos 4 minutos do segundo tempo.
Pouco depois, teve a chance de ampliar, mas bateu muito mal um pênalti. Naquele momento, as derrotas de Instituto e Rosário Central, terceiro e quarto colocados, garantiam o acesso do River mesmo em caso de derrota. Porém os Millonarios não desistiram de ampliar e Trezeguet chegou ao segundo gol aos 44 minutos, escorando um cruzamento da direita.