Com liminar, 4 corintianos assistem jogo
Com uma liminar judicial, quatro torcedores corintianos entraram na noite desta quarta-feira no Pacaembu para assistir ao jogo contra o Millonarios pela Libertadores. Temendo algum problema futuro com a Conmebol, a diretoria do Corinthians tentou fazer com que os quatro torcedores desistissem de entrar no estádio, mas eles optaram por acompanhar a partida sentados nas numeradas.
Do grupo de seis torcedores que conseguiram a liminar, cinco foram ao estádio na noite desta quarta-feira e um supostamente desistiu de acompanhar o jogo. Os outros quatro, mesmo com os pedidos da diretoria corintiana para que fossem embora, resolveram entrar no Pacaembu. Assim, ficaram sozinhos nas vazias numeradas, acompanhando o jogo entre Corinthians e Millonarios.
"Vivemos num país democrático. Os advogados do Corinthians não querem que a gente entre, por ser uma ordem da Conmebol. Eu até entendo a posição deles, mas resolvi procurar meu direito em assistir ao jogo", disse Milton Mendonça, um dos quatro torcedores que, escoltados pela Polícia Militar, entrou no Pacaembu - os outros são Armando Mendonça, Karina Mendonça e Rodrigo Adura.
Depois de tropeçar na estreia, o Corinthians faturou a primeira vitória na Copa Libertadores, mesmo sem contar com a presença de sua fanática torcida, na noite desta quarta-feira (27), no Pacaembu. Punido pela Conmebol, o time brasileiro não pôde comemorar com seus torcedores os dois gols marcados na vitória sobre o Millonarios, da Colômbia. Pato e Guerrero foram os autores dos dois gols da partida.
Com o triunfo, o atual campeão da Libertadores chegou aos 4 pontos no Grupo 5. Ocupa a segunda posição, atrás apenas do Tijuana, com seis. O líder será justamente o próximo adversário do Corinthians, na próxima quarta-feira, no México. Se vencer, o time do técnico Tite assumirá a primeira posição da chave.
O Corinthians não contou com a empolgação nas arquibancadas por causa da punição aplicada pela Conmebol em decorrência da morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, na estreia do time, na quarta passada. O jovem torcedor foi atingido por um sinalizador que partiu da torcida corintiana durante a partida contra o San José, na cidade boliviana de Oruro.
Sem poder entrar no estádio, cerca de 50 torcedores tentaram apoiar o Corinthians com gritos, batidas de percussão e faixas do lado de fora do Pacaembu. Somente quatro corintianos, com liminar, puderam assistir ao jogo das arquibancadas (ver mais ao lado).
O jogo
Mais ofensivo que o rival, o Corinthians levou perigo pela primeira vez aos 5 min. Boa trama na intermediária culminou em chute forte de Paulinho. O volante só não abriu o placar por causa da boa defesa de Delgado.
O goleiro, porém, pouco pôde fazer para evitar o gol de Guerrero. Aos 9, Renato Augusto cobrou escanteio na área, Paulinho furou, mas o peruano não. Ele encheu o pé e estufou as redes.
Outra novidade da equipe, Pato ameaçou o gol colombiano em três jogadas na etapa inicial. Na primeira, recebeu enfiada de Danilo saiu cara a cara com o goleiro, mas, ao invés de tentar fazer o drible, bateu direto para fora, aos 16.
Aos 23, participou de jogada com Alessandro que terminou em boa finalização de Guerrero. A bola passou por cima do travessão. Dois minutos depois, Pato recebeu dentro da área e bateu de primeira. Delgado evitou o gol.
O segundo tempo teve o mesmo domínio dos brasileiros. A vitória foi praticamente garantida logo aos 3. Ralf cruzou na área e Pato completou para as redes com facilidade. Dois minutos depois o atacante quase ampliou ao driblar o goleiro e mandar para fora.
A situação ficou ainda mais favorável para o Corinthians aos 31, quando Martínez levou o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Mais tranquilo, Tite sacou o cansado Renato Augusto, além de Pato e Danilo, e deu nova chance a Emerson, Douglas e Romarinho. E, mesmo com as mudanças, o time brasileiro não teve problemas para confirmar o favoritismo.
Depois de jogar com as arquibancadas vazias nesta quarta, o Corinthians poderá contar novamente com o apoio dos torcedores no domingo, pelo Campeonato Paulista. O time de Tite fará o clássico com o Santos, no Morumbi. A partida tem mando de campo dos santistas, que não poderão atuar na Vila Belmiro devido à punição aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 2 x 0 MILLONARIOS
CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Romarinho) e Renato Augusto (Douglas); Pato (Emerson) e Guerrero. Técnico: Tite.
MILLONARIOS - Luis Delgado; Ochoa, Pedro Franco, Ithurralde e Martínez; Robayo (Juan Ortiz), Blanco, Otálvaro e Candelo (Mosquera); Rentería e Fredy Montero (Perlaza). Técnico: Hernán Torres.
GOLS - Guerrero, aos 9 minutos do primeiro tempo. Pato, aos 3 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Renato Augusto, Pedro Franco e Emerson.
CARTÃO VERMELHO - Martínez.
ÁRBITRO - Néstor Pitana (ARG).
LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião