Após empatar sem gols com o Prudentópolis, garantindo o primeiro ponto ao lanterna do Campeonato Paranaense em seis jogos, o Coritiba muda o foco, o time e o esquema tático para enfrentar o Villa Nova-MG, pela Copa do Brasil.
O técnico Marquinhos Santos, que havia poupado jogadores pelo Estadual, volta com as suas principais peças para o jogo em Minas Gerais. O treinador alertou para o time alto e forte do Villa e para as dificuldades do gramado pequeno que podem atrapalhar o time coxa-branca, que é mais técnico.
Apesar de não ter enfrentado as principais forças do futebol mineiro, Cruzeiro, Atlético-MG e América, o Villa Nova está invicto no Estadual, com três vitórias e dois empates em cinco rodadas e é o terceiro na tabela de classificação.
A diretoria fez promoção para contar com bom público. Foram disponibilizados cinco mil bilhetes ao preço de R$ 20, com um quilo de alimento o tíquete vale R$ 10. Mas para promover o duelo, confundiu o nome e o estado do adversário: estampou Curitiba-SC nas faixas espalhadas pela cidade. O erro mereceu um pedido de desculpas no site do clube.
Times
O esquema 4-1-4-1, que havia sido utilizado também no clássico Atletiba, dará lugar ao 4-3-3 em Nova Lima. Wellington Paulista será novamente titular de um trio ofensivo. Rafhael Lucas está mantido, mas Negueba ocupará a posição que foi de Mazinho no fim de semana, contra o Prudentópolis. Os laterais Norberto e Carlinhos também devem voltar o time, além do zagueiro Leandro Almeida, que cumpriu suspensão no Paranaense. O volante Rosinei, recuperado de contusão, viaja, mas não deve começar jogando.
Do outro lado, o técnico Wellington Fajardo, expulso na ultima partida, deve manter o time que vem fazendo uma boa campanha no Mineiro. Destaque para o atacante Diego Clementino, que teve uma boa atuação na última rodada.
Campanha
O Villa Nova foi eliminado pelo técnico Marquinhos Santos na primeira fase da Copa do Brasil 2014. O atual comandante alviverde estava no Bahia, que empatou por 1 a 1 em Minas e venceu por 2 a 0 em Salvador. Já o Coritiba deu adeus ao torneio nacional nas oitavas, ao ser eliminado nos pênaltis pelo Flamengo. O Coxa venceu por 3 a 0 no Couto Pereira, mas os cariocas devolveram o placar e venceram nos pênaltis.
Confrontos
Coritiba e Villa Nova se enfrentaram uma vez, em 1978, em partida válida pelo Brasileiro. O meia Wilton e o atacante Adilson fizeram os gols da vitória do time coxa-branca por 2 a 0.
Curiosidade
Fundado em 28 de junho de 1908, e é o segundo time mais antigo de Minas Gerais, atrás apenas do Atlético-MG, que é de março do mesmo ano. Apesar de o apelido mais famoso ser Leão do Bonfim, também é chamado de Glorioso, assim como o Coritiba.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura