Presença certa nas últimas convocações da seleção brasileira de base, o lateral-esquerdo Abner, 17 anos, surge no Coritiba como candidato a principal expoente da posição em quase dez anos. O último camisa 6 que se destacou no Coxa foi Adriano, hoje no Barcelona, que saiu do Alto da Glória no fim de 2004.
"Abner é a maior revelação do Coritiba dos últimos anos", declara o presidente Vilson Ribeiro de Andrade, esperançoso de que o jovem possa resolver, num futuro próximo, o problema na posição.
Recentemente, Lucas Mendes foi o jogador que conseguiu se firmar como titular na ala. No entanto, o jogador, que foi vendido para o Olympique de Marseille, era um zagueiro improvisado na lateral. Na atual temporada, o problema pelo lado esquerdo do campo persiste. Eltinho acabou emprestado para o Náutico e Dênis Neves convive com contusões. Diogo Goiano foi contratado, mas ainda não teve muito tempo para mostrar serviço.
O técnico Marquinhos Santos pretende dar chances para Abner, mas não abriu mão de pedir mais uma contratação. Chegou o argentino Raúl Ibérbia. A vinda dele tem a ver com os compromissos da revelação com a camisa da seleção. "Ele [Abner] vai ter muitas convocações. Por isso pedimos a contratação de mais um lateral", explicou Marquinhos.
Ainda sem ter estreado pelo time profissional do Coxa, Abner se apresentará novamente a seleção sub-17 a partir de 1º de julho. O time brasileiro participará do Torneio Internacional de Verão em Miami.
Para dificultar ainda mais a possibilidade do jovem atuar no Couto Pereira, as especulações de uma possível transferência para o Benfica, de Portugal, seguem em alta do outro lado do oceano. Algo que fez o clube europeu divulgar uma nota oficial negando que exista um acerto.
"Oficial não temos nenhuma proposta. Temos várias sondagens, apenas isso", garante também o vice-presidente de futebol coxa-branca, Paulo Thomaz de Aquino.
Ao jornal Antena 1, de Portugal, Vilson Ribeiro de Andrade deu prioridade ao Benfica em uma negociação, resultado da parceria entre os dois clubes, mas que não ocorreria em menos de um ano.
"Queremos preservá-lo até ter a maioridade. No futuro é possível a venda e nesse caso falamos primeiro com o Benfica", disse o dirigente. O atleta completará 18 anos no dia 30 de maio de 2014.