Adversário
Mano aposta em Romarinho para surpreender o Coritiba
O técnico Mano Menezes praticamente confirmou no treino de sexta-feira a escalação do Corinthians para o jogo contra o Coritiba, hoje, no Estádio Couto Pereira. E o atacante Romarinho deverá ser mesmo o substituto de Guerrero, suspenso e sem condições físicas de jogar neste fim de semana tem um edema na coxa esquerda.
Romarinho treinou entre os titulares desde o início da semana e já era dado como certo para voltar ao time principal, formando dupla com Romero no ataque. Assim, ele retoma o posto que ocupava antes da parada do Brasileirão para a Copa do Mundo. Com o retorno da competição, acabou perdendo espaço na equipe para o atacante paraguaio.
Na defesa, Mano poderá contar com Cléber, que treinou normalmente nesta sexta-feira após deixar a atividade mais cedo no dia anterior, em razão de dores no joelho. Assim, o Corinthians deve começar a partida com Cássio; Fagner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Romarinho e Ángel Romero.
O técnico, no entanto, não confirmou a escalação, mantendo o recorrente mistério. Ele deixou em aberto uma possível mudança no setor ofensivo, com as eventuais entradas de Luciano, no ataque, ou Renato Augusto, no meio de campo.
Um dos pontos fracos da equipe no Brasileiro, o ataque do Coritiba acordou nas duas últimas partidas. Zé Love fez três gols, Keirrison um e Alex outro diante de Grêmio (3 a 2), pelo Brasileiro, e Paysandu (2 a 0), na Copa do Brasil.
O desafio é manter a efetividade contra o Corinthians, hoje, às 16 horas. Brigando para fugir da zona de rebaixamento, com apenas 11 pontos, o Coxa enfrenta no Couto Pereira o vice-líder da disputa, com 28.
Finalizações não têm sido o problema do Alviverde no Nacional. O time de Celso Roth é o segundo que mais arremata contra a meta dos adversários. Foram 166 vezes em 12 partidas, média de 13,8 só o Internacional ameaçou mais, 177.
Das finalizações do Alviverde, 104 não atingiram o gol, 2.º no ranking geral, de acordo com o site Footstats. Outras 62 atingiram o alvo, 4.º no ranking. A preocupação é que apenas 11 balançaram as redes, o que faz do Coxa somente o 9.º melhor ataque da disputa.
"Nós temos de finalizar e buscar mais ainda. A única chance de vitória é assim. Continuar e aumentar essa média", analisa o atacante Keirrison, que deve seguir no banco de reservas contra o Timão.
Retrospecto ruim que fez a diretoria cogitar a contratação de reforços para o setor, uma cobrança da torcida. Intenção descartada pelo técnico Celso Roth apenas recentemente. Compõem o elenco para o setor, além de Keirrison, Zé Love, Anderson Aquino, Geraldo e Júlio César.
Agora, a situação mudou. Aumentou consideravelmente a esperança de gols no Alto da Glória. Especialmente, nos pés de Zé Love, antes um dos mais criticados pela galera.
"Eu sou um cara que trabalha forte todo dia. Antes, as coisas não estavam acontecendo; a fase mudou. Sei do meu potencial. Agradeço à minha família e à Nossa Senhora Aparecida", comenta Zé Love, que tem a imagem da padroeira do Brasil tatuada no braço.
O Coxa se apoia também na categoria de Alex para marcar. O Menino de Ouro é o artilheiro do time no Nacional, com 4 gols. E com a presença de outros dois meias na equipe, Robinho e Dudu, ganhou mais liberdade para se aproximar da área inimiga.
Apesar da necessidade de vitória, e a melhora do ataque, o Alviverde deve ser cauteloso na busca pelo gol. Isso porque, segundo Celso Roth, o Corinthians também partirá para o ataque, na corrida para alcançar o Cruzeiro, líder disparado do Brasileiro.
"Será igual ao jogo do Grêmio. Os times que estão brigando na parte de cima da tabela vêm aqui para ganhar do Coritiba e para atacar o Coritiba", prevê o treinador gaúcho.
A tendência é que Roth repita praticamente a mesma escalação que triunfou em Porto Alegre, na última rodada. A única diferença seria a entrada do volante Hélder no lugar de Germano.
Deixe sua opinião