A derrota por 2 a 0 no clássico Atletiba corroborou para uma marca negativa e preocupante para o alviverde.
FICHA TÉCNICA: Veja como foi a vitória do Atlético, no lance a lance
Ainda sem vencer no Brasileiro em sete rodadas, o Coritiba amarga seu pior início de Série A desde 2003, quando a competição passou a ser disputada pelo sistema de pontos corridos. Mesmo nos anos em que foi rebaixado para a Série B, em 2005 e 2009, o Coritiba não começou tão mal quanto em 2014.
Para o técnico Celso Roth, o início ruim é reflexo de falhas, tanto defensivas quanto ofensivas, motivo que o levou a cobrar publicamente a contratação de reforços e prometer mudanças na equipe para o próximo jogo, contra o Criciúma, na quarta-feira (28), no oeste catarinense.
Veja fotos da vitória do Atlético sobre o Coritiba
"Chega a ser uma vergonha para a história do Coritiba [o início tão ruim]. Vamos fazer mudanças [na equipe], tem jogadores que ainda não tiveram oportunidades. Também temos que rever alguma coisa no sentido técnico, para que a gente tenha chance de reagir nesses dois jogos antes da parada", afirmou o treinador após o revés no clássico.
Até aqui, os comandados por Celso Roth somam apenas 4 pontos, com 19,04% de aproveitamento, o pior início da era pontos corridos. Em 2005, por exemplo, quando foi rebaixado, o aproveitamento nesta mesma rodada do campeonato era de 47,61% com três vitórias, um empate e três derrotas. E em 2009, quando também foi rebaixado, o aproveitamento era um pouco pior, mas nada comparável a este ano, com 33,33% com duas vitórias, um empate e quatro derrotas.
"Não é possível pela grandeza do Coritiba a gente fazer um campeonato como estamos fazendo", lamentou o treinador, que cobrou publicamente a diretoria, pedindo contratações.
"Temos que repensar situações individuais e coletivas, conversar com a direção sobre contratação. Não adianta a gente fazer mudanças [na forma de atuar], jogar bem e dar a decaída após o gol", completou.
No comando alviverde, Roth tem 9 jogos no total, contando Copa do Brasil e Brasileirão, com apenas duas vitórias ambas na Copa do Brasil, por 2 a 0 sobre o Cene, no Couto Pereira, e 2 a 0 sobre a Caldense, em Minas Gerais. Apesar das duas vitórias, o desempenho individual do treinador faz com que tenha o pior início de um técnico no comando coxa-branca.
Boa atuação no clássico
Na avaliação de Celso Roth, a atuação alviverde no clássico foi boa, com o time falhando em lances pontuais que decretaram a derrota por 2 a 0 para o Atlético. "Tivemos muita superioridade no primeiro tempo e erramos muito no segundo, com gol contra [de Luccas Claro, o segundo do Atlético] para piorar. Fizemos uma partida boa, marcamos, mas não convertemos os lances, que é nosso problema", lamentou o treinador.
A falta de gols marcados é outro ponto lamentado pelo técnico em sete jogos no Brasileiro, o time balançou as redes apenas cinco vezes. "O time vem criando oportunidades e não converte. Nós fizemos a troca do esquema, para um 3-5-2 no campo do Atlético, então a mudança passa não só pelo esquema, mas pela qualidade individual", apontou Roth.
Início do Coritiba na era pontos corridos (com base nas primeiras sete rodadas)
2003: 47,61% de aproveitamento3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas 2004: 33,33% de aproveitamento1 vitória, 4 empates e 2 derrotas
2005: 47,61% de aproveitamento3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas
2006 e 2007 - Jogou a Série B.
2008: 42,85% de aproveitamento2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
2009: 33,33% de aproveitamento2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas
2010 - Jogou a Série B.
2011: 33,33% de aproveitamento2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas
2012: 33,33% de aproveitamento2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas
2013: 71,42% de aproveitamento4 vitórias e 3 empates
2014: 19,04% de aproveitamento4 empates e 3 derrotas
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião