FICHA TÉCNICA: veja como foi Coritiba 2 x 1 Rio Branco
O Coritiba tomou um susto, mas confirmou o favoritismo e venceu o Rio Branco novamente neste sábado (22), no Couto Pereira, confirmando a classificação para as semifinais do Paranaense. Após um péssimo primeiro tempo alviverde, no qual o Leão da Estradinha saiu na frente, apareceram o talento de Alex e o oportunismo de Keirrison na segunda etapa para levar o Coxa à virada por 2 a 1.
Após contra-ataque e bola rebatida pelo goleiro Vanderlei, Júnior Capixaba abriu o placar para o time do litoral. Keirrison entrou no intervalo no lugar de Zé Love e empatou a partida após ótimo passe de Alex. Em seguida o camisa 10 marcou um golaço de falta para garantir a vitória coxa-branca.
A segunda vitória sobre o Rio Branco - havia ganhado por 2 a 0 no jogo de ida em Paranaguá - assegurou ao Coritiba a vantagem de jogar em casa a segunda partida das semifinais contra o Maringá. Se o Alviverde tivesse empatado neste sábado, o benefício passaria para o time do interior, que também ganhou duas vezes do Prudentópolis nesta fase.
A Federação Paranaense de Futebol ainda homologará as datas exatas das partidas, mas o primeiro jogo será no meio da semana no Estádio Willie Davids e a volta no fim de semana no Couto Pereira.
O jogo
A partida começou com as duas equipes procurando o ataque. Com menos de 10 minutos, dois jogadores já haviam sido substituídos: no Rio Branco o zagueiro Marcelo Mineiro teve uma lesão no joelho após dividir bola com Zé Love e no Coritiba o meia Robinho sentiu fortes dores de cabeça. Com o passar dos minutos, o Alviverde foi dominando as ações no meio de campo, mas com dificuldades de finalizar.
Mas foi o Rio Branco que chegou ao gol. Aos 20 minutos, Jonatha Fumaça armou o contra ataque, Bismarck chutou forte e, no rebote de Vanderlei, Junior Capixaba marcou para o Leão da Estradinha.
O gol obrigou o time de Dado Cavalcanti a buscar o ataque ainda mais, mas sem sucesso. "Eles estão fechados, fica muito difícil de entrar na área", comentou o meia Norberto - substituto de Robinho - quando o juiz apitou o intervalo. O goleiro Vanderlei se mostrou mais confiante para a segunda etapa. "Não podemos baixar a cabeça, não, temos tudo para ganhar", afirmou.
No segundo tempo o técnico coxa-branca promoveu a entrada do atacante Keirrison no lugar de Zé Love para ter uma jogador de referência na área. O time passou a apostar nos cruzamentos, principalmente com Diogo pela esquerda. Apesar de precisar de mais um gol para levar a disputa aos pênaltis, o Rio Branco se retraiu ainda mais.
Keirrison conseguiu o gol de empate aos 22 minutos, quando recebeu passe de Alex, se livrou da marcação na área e chutou no canto direito, sem chances para o goleiro Thiago Rodrigues. O gol abalou o Leão da Estradinha, que, cinco minutos depois, viu Alex bater falta da lateral da área com precisão, encobrir o goleiro e virar para o Coritiba.
A vantagem deu tranquilidade para o time da casa administrar o placar. O Rio Branco até tentou atacar com o meia-atacante Bismarck, mas sem levar muito perigo ao gol de Vanderlei.
Ao apito final o Coritiba se viu classificado para a próxima fase e com a vantagem de jogar a segunda partida diante do Maringá em casa, mas com ressalvas, segundo Alex. "Podemos chegar ao pentacampeonato, mas temos de melhorar muito", analisou o autor do gol da virada.
Coritiba 2 x 1 Rio Branco
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo