O dramático Atletiba de sábado será marcante para um dos grandes nomes na história do clássico: Alex. Após 18 duelos com o rival Atlético, o camisa 10 do Coritiba se despede do confronto na qual foi protagonista em gerações diferentes (95-97; 2013-2014).
Veja todos os jogos de Alex contra o Atlético
Ao todo, o meia canhoto tem cinco gols, oito vitórias e seis derrotas diante do Furacão uma trajetória com início em 1995, com 17 anos. Hoje, aos 37, tenta fazer do embate um impulso para livrar o Coxa do rebaixamento.
ENQUETE - Coritiba ou Atlético? Quem ganha o Atletiba de sábado? Vote e deixe sua opinião!
Entre as marcas do jogador, destaca-se o fato de ser o mais jovem a balançar a rede no principal duelo regional, aos 18 anos, 2 meses e 29 dias. O gol histórico ocorreu na Série B de 1995 (ver gráfico nesta página).
Praticamente 16 anos depois do seu último clássico antes de rodar o mundo, Alex iniciou a segunda passagem no Alto da Glória. No Couto Pereira, em três jogos, até agora o aproveitamento foi de 100%. Dois dos gols foram na final do Paranaense do ano passado, na conquista do tetracampeonato, o único título do meia pelo clube do coração.
Agora, se ele fizer um gol no sábado, será, com 37 anos, o jogador coxa-branca mais velho a marcar em um Atletiba. Ultrapassará o meia-atacante Aladim, que em 1983 fez um gol com 36 anos. Só não ficará na frente do atleticano Paulo Baier, que balançou a rede com 38 anos no ano passado e é o atleta com idade mais avançada a marcar no clássico.
A reportagem procurou Alex, mas a assessoria do clube disse que ele não ia se manifestar sobre o assunto. Há quatro meses, quando visualizou as partidas marcantes que teria no Brasileiro, o meia coxa-branca disse à Gazeta do Povo que "já seria especial por ser Atletiba. Essa situação [de poder ser o mais novo e o mais velho coxa-branca a fazer gols] torna um pouco mais especial".
Quem falou ontem e garantiu que estará na torcida por Alex é justamente Aladim. "Deixo de ser o mais velho tranquilamente, ainda mais porque ele é meu amigo. Tomara que conquiste a vitória, porque estamos precisando", disse o ex-atacante, ainda com esperanças de que o capitão alviverde mude de ideia e jogue mais alguns anos no Coritiba.
Equipes
Os jogadores do Coritiba voltaram aos treinos ontem no CT da Graciosa. O técnico Marquinhos Santos fez um trabalho técnico e a expectativa está no retorno, ainda não confirmado, do zagueiro Welinton, que sofreu um trauma no pé há duas semanas. O atacante Martinuccio pode ser a surpresa para o clássico.
No Atlético, a novidade, pelo menos no banco de reservas, deve ser o atacante Dellatorre, recuperado de lesão.
O Furacão confirmou ontem a contratação do meia Zé Paulo, revelação do Corinthians.
Deixe sua opinião