Internet
Conheça os números dos rivais paranaenses no mundo virtual:
Rede sociais do Coritiba
Facebook: 187.214 curtidas
Twitter: 549 mil seguidores
Instagram: 14.059 seguidores
Rede sociais do Atlético
Facebook: 659.136 curtidas
Twitter: 555 mil seguidores
Instagram: 12.913 seguidores
No clássico virtual, a vantagem nos números é do Atlético. Nas redes sociais espalhadas pela internet, os torcedores rubro-negros são maioria. Mas nenhuma das duas equipes, que se enfrentam no sábado, às 16h20, no Couto Pereira, se compara ao meio-campista Alex em termos de fama virtual.
Turbinado pela paixão turca de onde vem boa parte dos seus fãs após oito anos atuando no Fenerbahçe , o camisa 10 coxa-branca arrebata sozinho o dobro de seguidores do que os arquirrivais juntos somam, por exemplo, no Twitter, uma das mídias sociais onde o futebol é curtido, replicado, discutido e divulgado. 1,95 milhão de pessoas acompanham as publicações do Menino de Ouro. O Coritiba é seguido por 549 mil, enquanto o Atlético chega a 555 mil seguidores no microblog.
Simulamos o Atletiba no vídeo game. Veja como foi!
A superioridade rubro-negra se propaga em outras mídias. Nas páginas oficiais dos principais clubes paranaenses no Facebook, o Atlético arrasa o rival. São 659.136 curtidas contra 187.214 do Coxa, ou seja, três vezes e meia a mais.
A rivalidade, entretanto, só precisa do incentivo de um Atletiba dentro de campo para ficar acirrada. Ontem, posts dos clubes já acumularam curtidas superiores à rotina nas redes sociais. Mais de mil likes em quatro horas na página rubro-negra para a nota sobre os ingressos para atleticanos no clássico. Mais de 1.300 alviverdes curtiram na quinta-feira a publicação sobre tíquetes para o Atletiba.
ENQUETE - Coritiba ou Atlético? Quem ganha o Atletiba de sábado? Vote e deixe sua opinião!
Anfitrião do duelo de amanhã, o Coxa vence um duelo equilibrado por audiência no Instagram, com 14.059 seguidores, contra 12.913 marcados na página do Furacão. A favor dos visitantes está a frequência das publicações: 2.139 posts, quase três vezes mais do que no endereço alviverde.
Ferramenta de comunicação do clube com os torcedores e entre os próprios fãs , a tecnologia pode ser uma forte aliada. O Coritiba usou o aplicativo de celular Snapchat, onde uma imagem pode ser visualizada por apenas seis segundos, para divulgar o seu novo uniforme em julho. "A estratégia é ter um Coritiba Oficial em todas as mídias socais", explica o coordenador de comunicação do Coritiba, Rodrigo Weinhardt . Entre elas estão, por exemplo, o Soundcloud que serve para postagem do áudio de entrevistas , o Google Plus e canais específico no YouTube.
Tanto o Coxa como o Atlético apostam em empresas especializadas para alavancar o número de participantes. Internamente, usam a pré-temporada para dar orientações aos atletas sobre a administração das mídias sociais particulares. Como a proibição, por exemplo, de divulgação de questões técnicas e táticas. Não há como, entretanto, conter desabafos. O Coxa viu a cobrança por salários atrasados postada por Zé Love no Instagram viralizar na rede.
Procurado por email, o Atlético não respondeu ao pedido de entrevista.
Deixe sua opinião