Quem chegará a final do Paranaense? O que esperar das duas semifinais? No Torneio da Morte, técnico e jogadores do Atlético têm razão em reclamar da pressão da torcida? Os colunistas da Gazeta do Povo deram a opinião sobre os assuntos. Veja abaixo:
O que você espera de Coritiba x Londrina?
Carneiro Neto
“Pelo jogo de domingo (12) o Londrina tem chances de arrumar pelo menos um empate. Mas, pela tradição e pelo histórico, o Coritiba tem toda chance de reverter, o que acredito que deve acontecer. O Londrina desperdiçou o confronto no Café não fazendo uma diferença de gols maior. O nível técnico do campeonato é sofrível. O jogo vai ser pegado e com milhares de cartões”
Luiz Augusto Xavier
“Em casa, o Coritiba vai jogar melhor, mas como o Londrina está muito bem montado, vai ser uma partida equilibrada. A classificação vai ser decidida no detalhe, acredito que será um belo jogo. Se o Londrina conseguir jogar bem no primeiro tempo, o Coxa pode ter que trabalhar contra os seus próprios nervos na etapa final. O Coritiba deve se classificar, mas vale a ressalva que a defesa do Londrina é muito boa e o Coxa não a testou no domingo”
Leonardo Mendes Júnior
“Um jogo de ataque contra defesa. O Londrina se defende muito bem e tem bom contra-ataque. Desempatou o jogo em Maringá assim. O Coritiba já teve dificuldade na primeira fase para vencer. Pelos recursos técnicos da equipe, será Norberto e Carlinhos passando em velocidade para chuveirar e João Paulo batendo todas as faltas do universo para a área. Acredito que o Coritiba se classifica nos pênaltis”
Quem leva a melhor em Operário x Foz do Iguaçu?
Carneiro Neto
“O Operário tem toda a chance de se classificar por jogar em casa, ter tradição e um conjunto mais forte. O Foz está jogando na garra, na emoção, é surpreendente e bonito de ver, mas na hora da verdade vai dar Operário. Não tenho grande expectativa do plano técnico, vai ser pegado e os times tendo que fazer por onde”
Luiz Augusto Xavier
“Operário é favorito, joga em casa, onde o rendimento é muito bom. O [técnico] Itamar [Schülle] tem feito um trabalho excelente, o time taticamente é muito disciplinado. Por isso, embora a campanha interessantíssima do Foz, o time do Oeste já foi até onde tinha que ir e o Fantasma deve chegar na final. Em campo, o Foz vai jogar atrás para surpreender no contra-ataque e para levar para os pênaltis em último caso e o Operário vai ter toda a iniciativa até porque com a torcida empurrando é impossível ficar atrás”
Leonardo Mendes Júnior
“Eu já achava que o Operário não ia saber lidar com a necessidade de vencer contra o Paraná e queimei a língua. Agora, aposto no Fantasma. É um time melhor que o do Foz, que é muito irregular. A pequena diferença entre eles deve ser ampliada pela torcida do Fantasma, algo que a do Foz não conseguiu no domingo”
O técnico Enderson Moreira e os jogadores do Atlético tem razão em reclamar da pressão da torcida?
Carneiro Neto
“Tem toda a razão. Torcida tem que reclamar e pressionar a diretoria. Os jogadores não têm culpa de terem feito uma pré-temporada na Espanha e depois entrarem em uma fria no Paranaense, um campeonato que não estavam preparados psicologicamente e tecnicamente para disputar. E o técnico pegou um rabo de foguete padrão Nasa”
Luiz Augusto Xavier
“Em partes. Quem tem mais razão é a torcida em reclamar do time, que não tem apresentado nada. Esperava-se que tivesse uma reabilitação, uma guinada. O torcedor não quer ser motivo de chacota, já está passando esse sufoco do Torneio da Morte. Gostaria de pelo menos nessa fase estar goleando, se recuperando. É só jogar bem que a torcida não reclama”
Leonardo Mendes Júnior
“Estão chorando demais. Cobrança e vaia fazem parte do trabalho deles, não houve excesso da parte da torcida. Se quiser viver de jogar bola em Curitiba sem pressão, vai no J. Malucelli. Ainda vê o Barigüi todo dia. O único excesso é considerar esse elenco uma porcaria irremediável. Não é, mas claramente precisa de reforços”