O Corinthians iniciou o Brasileirão com o status de time a ser temido. No ano passado, o Timão sobrou e ergueu a taça da Série A de forma incontestável.
Este cenário mudou. Apesar de a equipe paulista estar no G4, está longe de ser um ‘bicho-papão’. Entenda porque, nesta quarta-feira (14), às 21h45, no Couto Pereira, o Coritiba tem totais possibilidades de superar o Corinthians e, de quebra, terminar o jejum de nove partidas que amarga nos confrontos com o oponente.
Desempenho recente
Coritiba e Corinthians figuram em pontas opostas da classificação do Brasileiro. O Coxa é o 15.º colocado, com 29 pontos, enquanto o Timão é o quarto, com 40. Nas últimas cinco rodadas, entretanto, o desempenho alviverde é superior ao alvinegro: 53,3% dos donos da casa (2V, 2E, 1D), contra 40% da equipe visitante (2V, 3D).
Desmanche
A queda de desempenho do Corinthians passa pelo desmanche sofrido durante a competição. O primeiro a sair foi o técnico Tite, para a seleção brasileira, em junho. Também saíram o zagueiro Felipe (Porto-POR); os volantes Bruno Henrique (Palermo-ITA) e Elias (Sporting-POR); e os atacantes Luciano (Leganés-ESP) e André (Sporting-POR), todos com presença no time titular.
Outra goleada? Última exibição de gala no Couto cria pressão extra no Coritiba
Leia a matéria completaMercado
A busca por reposição do time paulista no mercado é outro sinal de perda de força. Se recentemente o clube se notabilizou por trazer estrelas como Paolo Guerrero e Alexandre Pato, o Corinthians buscou em promessas da Série B a reposição para as saídas citadas acima: o volante Jean, ex-Paraná, e o atacante Gustavo, ex-Criciúma. Já para substituir Tite, apostou em Cristóvão Borges.
Mandante e forasteiro
O Coritiba venceu suas últimas três partidas no Couto Pereira na disputa. A última delas com direito a goleada de 4 a 0 sobre o Grêmio. O Corinthians, por outro lado, foi derrotado em suas quatro últimas aparições fora de casa. No total, o Coxa acumula 61,1% de aproveitamento em seus domínios na Série A, enquanto o Timão conquistou somente 33,3% dos pontos fora.
Gols
No retrospecto geral do Brasileiro, o Corinthians tem melhor ataque e melhor defesa do que o Coritiba. Marcou 34 gols e sofreu 23, enquanto o Coxa anotou 29 e levou 30. Mas, novamente, contando somente o desempenho recente das últimas cinco rodadas, o Alviverde leva vantagem. Neste recorte, fez oito gols e tomou quatro, enquanto o Timão fez seis e levou oito.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião