Duplamente frustrado neste final de semana, o Coritiba vai encarar dez dias de muito trabalho e tensão no CT da Graciosa. Além da derrota para o Corinthians por 2 a 1, no sábado (7) – definida nos últimos minutos – o Coxa viu a briga contra o rebaixamento ficar ainda mais embolada.
Goiás, Avaí e Figueirense também perderam, o que ajudou o Alviverde, mas a vitória do Vasco sobre o Palmeiras deixou os cariocas apenas um ponto atrás do time do Alto da Glória. A distância para o agora lanterna Joinville, que empatou em casa com o Santos, também diminuiu: são três pontos.
TABELA: Confira a classificação da Série A do Brasileiro
MATEMÁTICA: veja as contas e os jogos restantes para os times que lutam contra o rebaixamento
No próximo dia 18, o Coritiba tem uma verdadeira decisão contra o Goiás, fora de casa. A rodada, que será realizada depois da pausa para as Eliminatórias, ainda reserva outro confronto direto na parte de baixo da tabela: Avaí x Joinville.
O Coxa vive a pior situação entre as seis equipes que tentam escapar da degola. Além de ter o pior retrospecto recente no grupo dos desesperados – são seis derrotas e um empate nas últimas sete rodadas –, o clube terá de encarar o período de adaptação de um novo treinador. Segundo o diretor de futebol Valdir Barbosa, o nome do substituto de Ney Franco, demitido na terça-feira passada, será anunciado ainda nesta segunda-feira.
Embora o desempenho do time contra o líder Corinthians, especialmente no segundo tempo, tenha deixado uma boa impressão, a equipe sofrerá com modificações forçadas, já que o zagueiro Rafael Marques e o atacante Kléber levaram o terceiro cartão amarelo e serão desfalques.
O novo técnico terá de ouvir os conselhos e orientações do interino Pachequinho na preparação para o duelo decisivo com o Goiás, no Serra Dourada.
O número mágico para escapar da queda, apontado pelo matemático Tristão Garcia, é de 44 pontos. Portanto, o Coxa precisaria de três vitórias e um empate nos jogos que restam.
Depois do Goiás, nas rodadas 36 e 37, o Alviverde enfrenta Santos (em casa) e Palmeiras (fora), respectivamente. Os confrontos ocorrem às vésperas dos jogos de ida e volta da final da Copa do Brasil, que envolve justamente os dois times paulistas, o que deve forçá-los a escalar times alternativos nos jogos contra o Coxa.
Na última rodada, outra ‘final’, contra o Vasco, no Couto Pereira.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia