- Na mesma trave do Café, Alex relembra o primeiro gol da carreira
- Para Marquinhos Santos, Coritiba foi "frio e eficaz" contra o Londrina
- Londrina promete passar por cima das dificuldades para levar returno
- Análise da arbitragem na final do turno será prioridade da FPF
- Coritiba conquista o primeiro turno com vitória contestada pelo Londrina
- Cumprindo tabela, Paraná vence o Paranavaí
- Torcidas do Londrina e do Coritiba lotam o Café
Uma confusão marcou o fim da decisão do primeiro turno do Paranaense, em que Coritiba venceu o Londrina por 1 a 0 no Estádio do Café. Na saída do jogo, um carro foi apedrejado por torcedores do Tubarão. Por causa da confusão dentro de campo - com a reclamação dos jogadores do Tubarão - e fora, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) decidiu não entregar ao Coxa a taça de campeão do primeiro turno, o que deve ser feito no próximo jogo da equipe.
Segundo o relato de um torcedor, que não quis se identificar, os torcedores disseram ter visto a equipe de arbitragem em um Honda Civic que deixava o estádio. Também há relatos de que quem estaria no veículo seria o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury - a reportagem tentou em entrar em contato com o dirigente para confirmar a informação, mas as ligações não foram atendidas.
"O pessoal viu e disse: 'olha, é o juiz'", disse um torcedor. Nesse momento, a cavalaria da Polícia Militar (PM) interviu com bombas de gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha, dispersando a multidão.
Uma bomba de efeito moral atingiu o rosto de Renan Daniel dos Santos, de 22 anos, que foi levado para o hospital pela própria família. "É um total despreparo e falta de respeito com o torcedor. A gente não estava fazendo nada, só indo embora", conta um amigo que o acompanhava. Outras pessoas ficaram feridas por pedradas distribuídas pelos torcedores.
A confusão foi motivada pela derrota do Tubarão, que perdeu por 1 a 0 para o Coritiba, na partida que definiu o campeão do primeiro turno do Campeonato Paranaense. O time alviceleste reclamou a não marcação de pênaltis.
Coxa
Antes da partida, a PM havia registrado confusão na chegada dos torcedores do Coritiba ao Estádio do Café.
A Polícia Militar teve de intervir em uma confusão entre torcedores das duas equipes, quando torcedores do Londrina fizeram uma emboscada e apedrejaram o ônibus da torcida coxa na chegada ao estádio. Alguns tiros de borracha chegaram a ser disparados, quebrando alguns vidros do ônibus.
A confusão logo foi controlada pela PM e os torcedores alviverdes entraram no estádio escoltados pelos policiais.
Confusão antes do jogo