
Um estreante na elite do futebol brasileiro, com apenas cinco jogos de Série A no currículo, apitará a partida entre Coritiba e Fluminense, neste sábado, no Couto Pereira. O paulista Thiago Duarte Peixoto, de 35 anos, foi sorteado pela CBF para comandar a partida. Um novato para um momento em que as críticas à arbitragem voltaram a aflorar na Alto da Glória.
No sábado, o presidente alviverde Vilson Ribeiro de Andrade criticou durante o trabalho do gaúcho Jean Pierre Gonçalves, após o empate por 2 a 2 entre Corinthians e Coritiba, em Itaquera. As principais reclamações coxas-brancas foram quanto ao gol anulado de Wellinton, à falta cometida por Cássio fora da área que o juiz desmarcou e aos cinco minutos de acréscimos.
Peixoto foi promovido ao quadro CBF-1, o segundo mais importante entre os árbitros confederados, em maio deste ano, estreando na Série A do Campeonato Brasileiro no jogo entre Flamengo e Figueirense. Depois trabalhou em Sport 2 x 1 Atlético-MG, Vitória 3 x 1 Figueirense, Flamengo 2 x 0 Internacional e Grêmio 1 x 0 Vitória.
No Copa do Brasil, ele foi o juiz da vitória do Coritiba sobre o Cene, por 2 a 0. Também trabalhou na reinauguração da Arena da Baixada, vitória por 2 a 0 do Atlético sobre o América-RN.
Nascido em Barretos e formado em Educação Física, Peixoto chegou a admitir, em entrevista a um jornal da sua cidade, que durante a faculdade o único esporte que não gostava de apitar era futebol. Ele também dirigiu partidas de handebol, basquete e vôlei.
Polêmicas e afastamentosPela situação delicada do Coritiba na tabela e pelas polêmicas envolvendo o apito e o Verdão, o jogo de sábado deixará Peixoto sob bastante pressão. O mato-grossense Wagner Reway, que esteve à frente da partida na qual o Coxa foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil, só apitou três partidas após o episódio nenhuma de Série A.
Outro juiz que acabou penalizado após falhar em uma partida do Coritiba foi Francisco Carlos do Nascimento, que deixará o quadro da Fifa em 2015. O árbitro marcou e depois voltou atrás em uma suposta penalidade para o Coxa contra o Bahia, no primeiro turno o lance foi fora da área.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Deixe sua opinião