Se a performance da equipe esteve longe de ser brilhante, ao menos o Coritiba conseguiu o objetivo na estreia do Campeonato Paranaense, na noite deste sábado (30), no Couto Pereira. O placar elástico sobre o Cascavel, 4 a 0, não refletiu o desempenho geral do time, que mostrou muita dificuldade na criação das jogadas ofensivas, apesar de ter assegurado a largada ideal para o time no Estadual.
A goleada veio com três gols de pênalti, marcados pelo atacante Kléber (24/º), pelo meia Juan (26/2º) e pelo também meio-campista Dudu (34/2º). O Gladiador marcou o quarto gol, o único com a bola rolando, aproveitando erro na saída de jogo do Cascavel, aos 41/2º.
LANCE A LANCE: Confira como foi Coritiba 4 x 0 Cascavel
Assim, o Coritiba conseguiu aliar dois fatores importantes. Primeiro, a vitória na estreia – quando o time ainda não está pronto –, garantindo os três pontos em casa que poderiam fazer falta adiante. Segundo, o baixo desgaste físico em um confronto tranquilo, com amplo domínio sobre o adversário, fator importante para quem ainda procura o melhor condicionamento físico.
Ainda estamos em início de temporada, alguns jogadores ainda estão travados. [A vitória] tira o peso da ansiedade, por tudo que a gente vem fazendo. Estamos felizes, mas a equipe ainda precisa evoluir
De acordo com o planejamento da comissão técnica alviverde, a pré-temporada da equipe vai se estender até o fim de março. Nesse período, o elenco ainda estará mesclando treinos táticos e técnicos com doses moderadas de exercícios físicos. Poder dosar a energia nas partidas, sem prejuízo no placar, então, é uma vantagem a ser comemorada.
Segundo o treinador alviverde, Gilson Kleina, a alta carga de trabalhos físicos da pré-temporada ainda pesa sobre o grupo, que precisa adquirir ritmo de jogo para atingir a performance ideal. “Ainda estamos em início de temporada, alguns jogadores ainda estão travados. [A vitória] tira o peso da ansiedade, por tudo que a gente vem fazendo. Estamos felizes, mas a equipe ainda precisa evoluir”, admitiu.
Para a próxima partida, fora de casa diante do Foz do Iguaçu, Kleina pode promover alterações na equipe, tanto pelo aspecto físico, como pelo que viu tecnicamente na estreia do Paranaense. “Vamos evoluir e pensar em ter uma equipe com identificação diante do Foz, sem abrir mão de variáveis. Hoje [sábado] mudamos durante o jogo, os garotos entraram e a equipe cresceu. Assim, você ganha confiança no jogador e mais opções no elenco”, concluiu, deixando aberta a possibilidade da escalação de Dudu, que entrou no segundo tempo contra o Cascavel, entre os titulares para o confronto da segunda rodada do Estadual.
Craque
Juan
Junto com Negueba, foi a peça central da criação alviverde pelo lado esquerdo. Fez grande jogada individual na segunda etapa no lance que resultou no segundo pênalti do jogo, convertido pelo próprio Juan.
Bonde
Romarinho
Além de cometer um pênalti desnecessário sobre o atacante Kléber, o lado defensivo do lateral foi explorado pelo Coritiba durante o jogo todo e as melhores chances alviverdes saíram nas costas do jogador.
Guerreiro
Negueba
O jogador se movimentou o jogo todo, buscou criar jogadas e usou o espaço deixado por Romarinho sempre que este subiu ao ataque. Iniciou a jogada que resultou na penalidade máxima para a equipe.
Chave do jogo
Sem presença no meio de campo, o Coritiba ficou refém das jogadas pela lateral e de bolas cruzadas na área, como o lance que originou o primeiro gol alviverde. O Coxa encontrou um adversário preocupado com a defesa, mesmo após estar atrás no placar, e sentiu a falta de mais força de criação para articular jogadas e passar pela marcação cerrada da Serpente.
Gols
1º Tempo
24 min.: Leandro cruza rasteiro na área para Kléber, o lateral Romarinho agarra e derruba o atacante na entrada da pequena área. Kléber cobra o pênalti colocado, no canto esquerdo do goleiro.
2º Tempo
26 min.: Juan faz grande jogada individual, dá uma meia lua em Henrique e o goleiro Fernando chega atropelando o meia. O próprio Juan cobra forte, no canto direto do goleiro.
35 min.: Carlinhos tenta o cruzamento da esquerda e a bola acaba batendo na mão do zagueiro Henrique. Dudu cobra forte, no canto esquerdo.
41 min.: Kleber aproveita o erro na saída de bola do Cascavel, bate da entrada da área no canto esquerdo alto do goleiro do Cascavel.
Cartões
Amarelos: Fernando, Henrique, Romarinho (Cascavel)
Vermelho: nenhum
Próximos jogos
Coritiba: Foz do Iguaçu (fora); Londrina (casa); Toledo (fora)
Cascavel: PSTC (casa); Foz do Iguaçu (fora); Londrina (fora)
Deixe sua opinião