Chico vem se mantendo como titular mesmo após o retorno de Emerson| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

O Coritiba é o líder do Brasileirão muito mais por méritos da defesa do que do ataque. Com cinco gols sofridos em sete rodadas, o Alviverde só não é menos vazado do que o Corinthians, que sofreu quatro tentos.

CARREGANDO :)

O ataque até agora marcou nove vezes, menos do que Vitória, Botafogo, Cruzeiro e Internacional, que vêm na cola na classificação.

O equilíbrio defensivo passa pela manutenção dos jogadores que formam o sistema defensivo. O goleiro Vanderlei, os zagueiros Leandro Almeida e Chico e o lateral-direito Victor Ferraz não ficaram de fora de nenhum dos sete jogos no Nacional. A única mudança no setor foi na lateral esquerda, com a entrada de Diogo no lugar de Dênis Neves, que foi emprestado para o Joinville.

Publicidade

Os cinco gols sofridos ocorreram em quatro jogos. Um contra Atlético-MG, Goiás e Fluminense, e outros dois diante do Flamengo. Contra o time goiano e o Rubro-Negro carioca os tentos sofridos acabaram resultando em empate. Nas duas outras partidas não impediram a vitória alviverde.

Segundo o goleiro Vanderlei, as boas atuações individuais têm sido fundamentais para esse bom momento defensivo. "Estando bem individualmente, não só eu como a defesa, é uma confiança que ganhamos. Estando bem ali atrás, não tomando gol, e com a qualidade que temos do meio para frente, vai facilitar para continuarmos chegando à vitória", disse o arqueiro.

A dupla de zaga formada por Leandro Almeida e Chico era considerada improvável no começo do ano, pois Emerson estava se recuperando e a tendência era tomar a vaga de Chico assim que tivesse condições de jogo. Dois jogos depois, porém, mesmo jogando o Atletiba do último domingo no sacríficio devido a uma entorse no tornozelo, Chico tem deixado Emerson no banco.

"O Marquinhos [Santos, técnico] me deu a oportunidade e eu fui fazendo o meu trabalho. O Emerson é um grande jogador, é um grande zagueiro, é um ícone do clube, mas dentro de campo todos estamos buscando nosso espaço", disse Chico.

O próximo teste para a defesa coxa-branca será na partida contra o Santos no domingo (21), às 16 horas, na Vila Belmiro. Um adversário que tem acertado a pontaria nas últimas rodadas. No último jogo fez quatro gols diante da Portuguesa (4 a 1) e na rodada anterior havia batido o São Paulo por 2 a 0.

Publicidade