Vice-líder do Brasileirão, o Coritiba chega para o clássico contra o Atlético no domingo (14), às 16 horas, no Estádio Couto Pereira, como o time com menos mudanças na equipe titular até a sexta rodada. Até agora, o técnico Marquinhos Santos lançou desde o início das partidas 14 atletas, mudando pouco entre um jogo e outro. Algo que deu entrosamento rápido ao time e que pode ser decisivo para o clássico.
Esse era um dos objetivos que o treinador tinha antes da competição e que tem provado ser fundamental para o Alviverde, já que as poucas alterações catapultaram o time à vice-liderança da competição, com 12 pontos (o Botafogo é o líder com 13).
A média geral entre os 20 clubes é de 18 titulares diferentes, o que dá pouco mais de uma mudança entre uma rodada e outra (o exato número que o rival Atlético acumulou nos seis primeiros jogos). No caso do Coxa, a taxa de mudança fica em uma a cada duas partidas, tanto que conseguiu repetir o mesmo time nas três primeiras rodadas.
As três alterações do treinador foram em apenas duas posições: lateral esquerda e meio de campo. Na ala, a única mudança foi devido a aspectos técnicos, na troca de Dênis Neves por Diogo Goiano, que mal chegou na quarta rodada e já foi para o jogo.
Em compensação, nas outras duas vezes em que Marquinhos Santos mudou o time, a razão tem nome: Rafinha. O meia-atacante, que se transferiu para o futebol árabe semana passada, ficou fora das três primeiras rodadas do Brasileirão devido a uma lesão no tornozelo. O substituto escolhido nessas ocasiões foi Geraldo. Nas duas rodadas seguintes, o baixinho voltou ao time. Só que após a Copa das Confederações, ele foi negociado com o futebol árabe e abriu vaga no time, que foi ocupada por Bottinelli na partida contra o Flamengo no último sábado (6).
Com isso, o treinador coxa-branca conseguiu repetir a escalação de nove jogadores: Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico, Júnior Urso, Gil, Robinho, Alex e Deivid. Jogadores que foram a equipe-base do Coxa no campeonato.
Nem tudo, porém, é perfeito. Para o clássico, o Coritiba deve estrear o 15º titular diferente no campeonato. O zagueiro Chico sofreu um entorse no tornozelo direito e é dúvida para o jogo. Com isso, o substituto imediato seria Emerson. Além da defesa, Geraldo pode voltar ao time titular, no lugar de Gil ou Bottinelli. Seja qual for o sacado, o número de mudanças não vai mudar.Confira abaixo a quantidade de titulares escalados pelos clubes até agora no Brasileiro.
Coritiba - 14
Portuguesa - 15
Cruzeiro - 15
Botafogo - 16
Grêmio - 16
Vitória - 17
Ponte Preta - 17
Atlético - 18
Internacional - 18
Corinthians - 18
Criciúma - 18
Bahia - 18
Goiás - 18
Vasco - 19
Flamengo - 19
Santos - 20
São Paulo - 21
Fluminense - 21
Náutico - 23
Atlético-MG - 23
Deixe sua opinião