A luta contra o rebaixamento tem uma semana decisiva. Seis confrontos diretos ocorrem entre amanhã e domingo, encaminhando a salvação de alguns e a queda de outros. Dois deles devem decidir o futuro do Coritiba.
Na quarta-feira, às 21 horas, o Alviverde (16.º) jogará contra o Vitória (15.º), no Barradão. As duas equipes estão empatadas com 37 pontos, um a mais que a Chapecoense, que abre a ZR. No domingo o adversário será o Palmeiras, no Couto Pereira dois pontos separam as duas equipes.
A lista de confrontos diretos da semana ainda tem Botafogo x Figueirense e Criciúma x Bahia, na quarta-feira. Este último pode decretar o rebaixamento do Tigre caso os baianos vençam e o jogo do Coxa em Salvador tenha um vencedor. Completam as "finais" Figueirense x Vitória e Chapecoense x Botafogo, ambos no domingo.
Depois dessa semana, as duas últimas rodadas do Brasileiro reservam apenas uma partida entre times que lutam contra a degola: Coritiba x Bahia, no Couto Pereira. Ou seja, quem não estiver fora da ZR até domingo, terá de vencer e depender de outros resultados para ficar na Série A em 2015.
No Coxa, internamente, as perspectivas são otimistas. "Diferentemente dos adversários, o Coritiba vem de uma ascensão e jogando bem", argumenta o presidente Vilson Ribeiro de Andrade. "Já no vestiário do Maracanã [após a derrota para o Flamengo] eu vi um grupo muito unido. Vi no semblante deles a vontade de vencer", acrescenta, consciente de que o próximo jogo é o mais difícil dos quatro últimos.
Com Criciúma e Bahia com 99% e 97% de chances de serem rebaixados, respectivamente, a tendência é que a briga do Coxa seja contra o vencedor de Chapecoense e Botafogo, que se enfrentam no domingo. O Vitória pode entrar nesse bolo se o Alviverde vencer no Barradão.
Para conseguir esses três pontos necessários fora de casa e evitar uma pressão excessiva para o jogo de domingo contra o Palmeiras, a equipe coxa-branca terá de superar o péssimo rendimento como visitante. Até agora o time conquistou apenas oito pontos longe de casa, sendo apenas uma vitória há quase quatro meses, ainda sob o comando de Celso Roth, contra o Grêmio , cinco empates e 11 derrotas, com um aproveitamento de 15,7%. Apenas Botafogo e Criciúma são piores, cada um com 9,8% dos pontos longe dos seus domínios.
O retrospecto recente, no entanto, é positivo ao Coritiba, já que nos dois últimos anos escapou do rebaixamento exatamente em partidas fora de casa. Em 2012 a vitória contra o Palmeiras, em Araraquara, na 29.ª rodada, foi decisiva para a sequência de quatro triunfos salvadores para a equipe. No ano passado, contra o São Paulo, na última rodada, a vitória sobre em Itu manteve os coxas-brancas na elite do futebol brasileiro.
Time
Vetado pelo departamento médico por causa de uma lesão na panturrilha, o volante Rosinei desfalcará o Coritiba amanhã contra o Vitória. Sérgio Manoel deve ser o substituto. O zagueiro Leandro Almeida também ficará de fora, suspenso, impedindo o técnico Marquinhos Santos de retornar ao esquema com três zagueiros, mesmo com Welinton retornando. Como a improvisação de um volante na posição não deu certo contra o Flamengo, a tendência é do atacante Zé Love ser o substituto.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Gramado, Camboriú e o mito do fascismo gourmet
Deixe sua opinião