O Coritiba enfrenta o Flamengo neste domingo (20), às 19h30, no Maracanã, para consolidar matematicamente a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Segundo o portal Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Coxa aparece neste momento com somente 1% de risco de queda para a Série B. Ameaça mínima que o elenco alviverde espera extirpar diante dos cariocas.
TABELA: Veja como está a classificação da Série A
Com 45 pontos, o time comandado por Paulo César Carpegiani mantém seis pontos de distância para o Internacional, que abre a zona de rebaixamento com 39. Apesar do risco ser de somente 1%, o elenco alviverde prega concentração para evitar surpresas.
FICHA TÉCNICA: Veja as prováveis escalações
“A gente sabe que no futebol não dá para cravar, sempre tem de respeitar. A gente não depende de ninguém para sair dessa situação”, analisa o volante Amaral, que vai além.
Segundo o atleta, o Coxa visa não apenas escapar da queda, como também almeja uma vaga na Sul-Americana do ano que vem — para isso, tem de terminar entre os doze primeiros da competição. “A Sul-Americana no momento é algo que podemos conseguir”, assegura Amaral.
A favor do Coritiba, pesa o desempenho ruim dos clubes cariocas desde que voltaram a mandar suas partidas no Maracanã. Flamengo e Fluminense jogaram quatro partidas no clássico palco nesta Série A e acumulam dois empates cada.
Por outro lado, o Coxa não vence o Rubro-Negro carioca no Maracanã desde 2001. De lá para cá, porém, aconteceram somente cinco duelos entre os oponentes no local, com o Flamengo vencendo três e outros dois confrontos terminando empatados. Histórico que não preocupa o atacante Leandro.
“Nós, jogadores, quando entramos em campo, esquecemos tudo o que passou. A gente esquece estatísticas”, garante. “Mas 15 anos é um período muito grande, cada jogo é um jogo, com sentimentos diferentes. Temos de estar concentrados para buscar os pontos”, completa.
Para o duelo, Carpegiani não contará com o lateral-direito Dodô, suspenso. Além dele, o meia Juan, com desgaste muscular, foi poupado de treinamentos da semana e virou dúvida. Na linha defensiva, por sua vez, a tendência é de que o zagueiro Nery Bareiro ganhe a vaga do lateral-esquerdo Carlinhos. Com isso, Juninho seria deslocado para a lateral.