As cobranças do técnico Gilson Kleina e do goleiro Wilson sobre o sistema defensivo do Coritiba antes da partida contra o Grêmio, nesse domingo (7), em Porto Alegre, pela Primeira Liga, não surtiram efeito.
LANCE A LANCE - confira a ficha e os lances de Grêmio 1 x 0 Coritiba
TABELA - como fica a classificação da Primeira Liga
Em duelo que ficou paralisado por 21 minutos após o intervalo por causa de um problema na iluminação da Arena da Grêmio, foi um ‘apagão’ do volante Amaral que custou ao menos dois pontos ao time.
Aos 21 minutos, o camisa 16 errou o recuo para o goleiro Wilson, e o meia Douglas aproveitou para marcar o único gol do jogo – e o primeiro que os paranaenses levaram na temporada. Antes de enfrentar o Tricolor gaúcho, o Alviverde havia encarado o Internacional, também pela Primeira Liga, além de Cascavel e Foz pelo Estadual.
“Infelizmente acabei falhando. Estava de costas, pressionado e não vi o Douglas. Foi um lance isolado em que errei e tomamos o gol”, admitiu Amaral, que foi absolvido pelo treinador.
O treinador defendeu o volante. “Temos que dar moral, confiança. Ele fez a equipe crescer muito [desde que entrou para o time titular]”, disse Kleina.
Apesar do erro defensivo – que não foi exclusividade do volante já que todo o time mostrou inconsistências naturais de início de temporada e teve de ser salvo por Wilson diversas veze – a evolução ofensiva do Coxa também chamou atenção. Mesmo sem Kléber, artilheiro na temporada com cinco gols, poupado, a equipe conseguiu armar jogadas com regularidade.
Em certo momento da segunda etapa, até conseguiu envolver o Grêmio, que escapou da blitz graças ao arqueiro Marcelo Grohe e ao travessão, em chute de Guilherme Parede. Na melhor jogada coxa-branca, aos 32 minutos, o atacante Leandro até balançou a rede, mas a arbitragem assinalou impedimento.
“Fizemos uma boa partida, pressionamos o Grêmio, jogamos de igual para igual. Temos de manter a sequência. A equipe vem evoluindo”, resumiu Wilson, que empatou com Anselmo e Renato como o décimo do ranking de goleiro alviverdes sem tomar gol, com 572 minutos – não sofria desde a 35.ª rodada do Brasileiro de 2015.
O Coxa agora é o último do Grupo B, com apenas 1 ponto, mas ainda pode se classificar à semifinal. O próximo jogo na Liga é contra o Avaí, em casa, dia 10 de março.
Chave do Jogo
Um erro individual. Ao falhar no recuo para o goleiro Wilson e entregar a bola para Douglas, o volante Amaral dificultou muito a partida do Coritiba, que precisou correr atrás do empate na sequência, mas sem sucesso.
Craque
Geromel
Além de atuar bem com a bola nos pés, o zagueiro ainda evitou um gol do Coritiba ao salvar de cabeça uma bola quase dentro do gol nos últimos minutos do fim do primeiro tempo.
Bonde
Amaral
O volante do Coritiba falhou feio ao tentar recuar a bola para o goleiro Wilson. Douglas se aproveitou e abriu o placar.
Guerreiro
Wilson
O goleiro do Coritiba evitou vários gols do Grêmio com ótimas defesas. Marcelo Grohe, da equipe da casa, também fez ótimas intervenções.
Gols
1º Tempo
1x0 - 21 min.: Amaral falha ao tentar tocar para o goleiro Wilson. Douglas se aproveita e chega antes na bola para abrir o placar para o Grêmio.
Cartões
Amarelos: Geromel e Edinho (Grêmio); Carllinhos e Juninho (Coritiba).
Próximos jogos
Coritiba: Londrina (casa), Toledo (fora) e Operário (casa).
Grêmio: Veranópolis (fora), São José (casa) e Toluca (fora).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink