O Coritiba entrou na zona do rebaixamento na quinta rodada do Brasileiro – mais uma vez por causa de um erro individual. Com uma falha do volante Helder no primeiro tempo, o Alviverde perdeu por 2 a 0 para o Fluminense e é o 17.º colocado, com quatro derrotas em cinco partidas.
“A culpa de alguns jogos que perdemos foi de erros individuais. Hoje, fui eu [o culpado]. A responsabilidade da gente estar perdendo é totalmente minha”, admitiu Helder já no intervalo, após ter tocado a bola errado para Fred, aos 29 minutos do primeiro tempo. O centroavante tocou para Vinícius abrir o placar.
TABELA: Veja a classificação e os próximos jogos da Série A do Brasileiro
LANCE A LANCE: Veja como foi Fluminense x Coritiba
A novela não é nova nesse Brasileiro. Na estreia contra o Chapecoense, um erro de Negueba acabou gerando o contra-ataque do gol da vitória dos catarinenses. Contra o Sport, foi a vez do zagueiro Welinton contribuir no gol adversário. E no jogo contra o Avaí, uma falha bizarra de Leandro Almeida com menos de um minuto de jogo afundou a equipe no Couto Pereira.
Na tarde desse feriado de quinta-feira (4), o Coxa até tentou reagir no segundo tempo. Mas mesmo com a entrada de Rafhael Lucas, que tinha iniciado no banco de reservas dando espaço para Paulinho, o Coxa não conseguiu empatar. A outra novidade foi a estreia como profissional do lateral-esquerdo Henrique.
O Alviverde ainda reclamou de um impedimento mal marcado e um pênalti, mas abriu espaço para os contra-ataque. Aos 43 minutos, Marcos Júnior definiu o resultado de cabeça.
A derrota é a terceira seguida no Brasileiro e a oitava nos últimos 12 jogos da equipe no ano, totalizando partidas do Nacional, da Copa do Brasil e do Paranaense. Resultado que aumenta a pressão sobre o técnico Marquinhos Santos.
“O time está ansioso pelo momento, mas não por estar na zona de rebaixamento. É quinta rodada e ainda tem muita coisa para acontecer. A ansiedade é mais por querer vencer logo”, disse o treinador após a partida, admitindo que mais uma vez os erros individuais comprometeram.
Para o técnico, no entanto, a derrota no Maracanã foi injusta. “Nós merecíamos sair pelo menos com um empate pelo que produzimos no segundo tempo”, opinou.
“Claro que aumenta a pressão por estar na ZR. Mas estamos prontos para reverter a situação”, garantiu o meia Thiago Galhardo. “Tem pressão por estar na zona. Mas temos um grupo experiente para lidar com isso”, reforçou o goleiro Bruno.
Com um desempenho ruim como visitante, mais uma vez o time não teve força para conseguir a virada. Em dez jogos que saiu perdendo nesse ano, independentemente do local do jogo, perdeu oito vezes. No próximo domingo, às 11 horas, em Porto Alegre, o adversário será o Internacional.
Veja quem foram os destaques da partida:
Craque
Vinícius
O meia do Fluminense foi um dos principais organizadores da equipe carioca e ainda marcou o gol da vitória.
Bonde
Helder
Falhou no gol do Fluminense ao tocar a bola para Fred, comprometendo a partida do Coxa.
Guerreiro
Bruno
O goleiro coxa-branca fez pelo menos duas defesas difíceis que evitaram uma derrota maior do Alviverde.
Gols
1º tempo
1 x 0 (29 min) - Helder erra na saída de bola e toca para Fred. O atacante do Fluminense fez a assistência para Vinícius, ex-Coxa e Paraná, abrir o placar.
2º tempo
2 x 0 (43 min) - O lateral-esquerdo Breno Lopes avançou e cruzou com perfeição para Marcos Júnior. O garoto Marcos Júnior, de 22 anos, que havia acabado de entrar, completou para as redes de cabeça.
Chave do jogo
Uma falha individual mais uma vez foi decisiva para a derrota alviverde. Em um jogo que o Coxa estava defendendo-se bem, o passe errado de Helder para Fred decidiu a partida. Durante o segundo tempo, o Alviverde não teve força para empatar e acabou sofrendo o segundo quando se lançou todo ao ataque.
Cartões
Amarelos: Helder, Thiago Galhardo, João Paulo e Luccas Claro (Coritiba); Edson (Fluminense)
Vermelhos: não houve.
Próximos jogos:
Fluminense: Sport (casa); Palmeiras (fora); Ponte Preta (casa)
Coritiba: Internacional (fora); Flamengo (casa); Atlético (fora)