Em manutenção desde o dia 21 de dezembro, o gramado do Estádio Couto Pereira terá nova dimensão em 2016. Para cumprir a exigência da CBF, que vai padronizar os campos de todos os times da Série A e B do Brasileirão, o gramado da casa do Coritiba vai diminuir e terá padrão Fifa esse ano: deixa de ter 109 m x 72 e passa a ter 105 x 68 m.
Coritiba avalia proposta tentadora do Esporte Interativo para transmissão em TV fechada
Leia a matéria completa“Tem que ser padronizado mesmo. Não tem que ser uma vantagem para ninguém jogar com gramado maior ou menor. O Serra Dourada [Goiânia] é maior e com calor insuportável torna a disputa desigual. Tem que deixar a coisa mais justa, de maneira igual. Ganha quem tiver o time melhor, não o gramado diferente”, defende o diretor de futebol do Coxa, Valdir Barbosa.
Além da readequação do tamanho, o gramado também está passando pela manutenção anual. Máquinas retiram o excesso de grama fazendo cortes verticais. Depois o gramado é descompactado para que sejam aplicados areia e adubo nos furos criados. “Com a descompactação, o solo fica mais permeável, o que faz com que o adubo vá até a raiz da grama”, explica Denis Renaux, engenheiro agronômo da Grasstecno, empresa responsável pela manutenção do campo do Alto da Glória.
A manutenção também será feita na drenagem de alguns pontos do piso. Renaux explica que com excesso de chuva nas rodadas finais do Brasileiro de 2015 o gramado do Alto da Glória teve algumas áreas em que a água se acumulou, formando poças.”Estamos renovando a drenagem nesses locais para que água vaze com mais facilidade”, explica o engenheiro.
O serviço deve ser concluído em 15 dias. Depois, o gramado precisa um tempo de recuperação. A previsão é de que a grama do Couto Pereira esteja pronta para receber jogos no dia 10 de fevereiro. Assim que a preparação for concluída, o campo será inspecionado por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que vai habilitar o gramado para a temporada.
O primeiro jogo do Coxa em casa será 30 de janeiro, diante do Cascavel, pelo Campeonato Paranaense. Segundo Renaux, o campo ainda não estará totalmente pronto, mas nada que impeça a realização da partida e nem prejudique a grama. A estreia do time na temporada será dia 28 de janeiro, contra o Internacional, em Porto Alegre, pela Primeira Liga.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas