Os jogadores do Coritiba se reapresentam para a temporada 2016 na próxima quarta-feira (6) sob a expectativa da confirmação de reforços e renovações. O time, vice-campeão paranaense e que brigou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão no último ano, ainda não definiu a composição da maioria do elenco, com apenas duas contratações anunciadas oficialmente: técnico Gilson Kleina e lateral-direito Ceará .
A Gazeta do Povo listou o que o torcedor do Coritiba pode esperar na reapresentação do elenco.
Quem chegou
Foram apenas duas contratações confirmadas, mas o Coxa tem alguns acertos apalavrados e deve manter boa parte da base da equipe que terminou o Brasileirão ano passado. Além da contratação do treinador, Gilson Kleina, o clube já anunciou a chegada do lateral Ceará, que vem do Cruzeiro para reforçar o lado direito da defesa. Porém, o clube tem acertada a contratação do goleiro Elisson, que também vem da Raposa para ser o reserva de Wilson, e do trio de palmeirenses: o volante Amaral e os atacantes Leandro e Vinícius. Dos palmeirenses, o meia é o veterano, com 29 anos, enquanto a dupla de avantes é jovem, com 22 anos cada um, mas o trio trás grande bagagem em Série A, com seis participações de Amaral na competição, quatro de Leandro e outras quatro edições jogadas por Vinícius. Além das chegadas, a expectativa fica sobre a renovação de contratos do atacante Kléber e do meia Juan.
Quem saiu
As principais baixas alviverdes são no ataque, que deixará de contar com os dois principais goleadores da equipe em 2015. Henrique Almeida, artilheiro do time no Brasileirão com 12 gols, teve seu vínculo encerrado com o clube e retorna ao Botafogo, time ao qual pertence. Rafhael Lucas, que despontou no Estadual e foi o goleador da competição, foi emprestado ao Goiás e vai jogar a Série B em 2016. Além deles, Keirrison já havia deixado o clube em 2015, após acionar o Coritiba na justiça por conta dos atrasos salariais. Outras peças importantes que não ficam no Coxa são o meia Lúcio Flávio , o zagueiro Leandro Silva e os goleiros Bruno e Vaná .
Quem ainda pode chegar
Se confirmar as quatro contratações e as renovações que estão pendentes, o Coritiba deve seguir apenas à caça de um meia. Felipe Menezes, que estava no Goiás, foi um nome que ganhou força nos bastidores alviverdes mas a concorrência pelo jogador, que tem propostas de outros clubes, pode atrapalhar as negociações e forçar o Coritiba a seguir atrás de outro jogador para a posição.
Programação
Seguindo a linha adotada desde 2011, o Coritiba realiza a apresentação e os exames dos jogadores no CT da Graciosa, entre os dias 6 e 10 de janeiro, para então embarcar rumo a Foz do Iguaçu, onde passará 14 dias em regime de treinamentos. O clube faz três amistosos neste período, o primeiro no dia 17, diante do Foz do Iguaçu, o segundo contra o Cascavel, dia 20, e o terceiro contra o Toledo, dia 23. A equipe deve retornar a Curitiba antes da estreia na Primeira Liga, marcada para o dia 28, diante do Internacional, em Porto Alegre.
Quando estreia
A primeira partida do Coxa em 2016 será pela Primeira Liga, marcada para o dia 28 em Porto Alegre, diante do Internacional. O time faz também o jogo inicial do Paranaense, contra o Cascavel no Couto Pereira, dia 30.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco